Compartilhe:

Holocausto Brasileiro

Barbacena estará novamente nas telas como cenário do novo documentário para a TV do cineasta Helvécio Ratton, baseado no livro “Holocausto Brasileiro” da jornalista juizforana Daniela Arbex. Na obra sobre o Hospital Colônia, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), estão relatados os depoimentos de sobreviventes do chamado Holocausto Brasileiro, quando cerca de 60 mil pessoas morreram naquele local.

Daniela entrevistou pacientes, filhos de internos e funcionários, que contaram sobre a vida no Colônia antes da desospitalização e do funcionamento das residências terapêuticas.

O livro será adaptado para uma série televisiva e as filmagens, previstas para maio, terão Barbacena como cenário principal. Em 1979 Ratton já tinha realizado documentário sobre o tema, intitulado “Em Nome da Razão”. “Comecei o livro a partir das fotografias tiradas há 50 anos por Luiz Alfredo, de uma geração anterior a do Helvécio. E envolver o cineasta agora é emocionante, por trazer muito de sua memória afetiva”, destaca.

A autora adiantou que o filme ampliará o número de personagens do livro. “E iremos nos aprofundar ainda mais sobre a história do hospital”, registra. Ela assinala que o isolamento do paciente em manicômios “não se aproxima em nada da dignidade humana” e que instituições como a de Barbacena, onde milhares de pacientes foram internados à força, é “um modelo sem volta”.

 

Foto: Luiz Alfredo/Divulgação

Com informações do Jornal Expresso de Barbacena

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.