Compartilhe:

Apenas durante o mês de janeiro, oito focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, foram confirmados em Barroso. Os focos foram encontrados pelos Agentes de Vigilância Epidemiológica em cinco bairros do município.

Os focos confirmados então localizados na Rua Dona Beatriz e Rua Dona Lurdinha, na Nova Barroso; Rua Maristela, no Santa Maria; Rua Marislene, no Artur Napoleão; Rua Antenor Cunha, no José Guimarães; e Ruas Francisco Ferreira Filho(2) e Joaquim Ferreira, no Centro.

Segundo o Coordenador das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Moacir Ferreira, uma grande preocupação no combate a dengue estão sendo dois depósitos de peças da Holcim. “A respeito das peças para o forno da Holcim, depositados no Jardim Europa e Rosário, estão causando uma grande preocupação, pois elas vem de navio da China até o Porto do Rio de Janeiro”, conta o coordenador.

 De acordo com Moacir, a Vigilância Epidemiológica aguarda orientação dos supervisores para tomar providencias. “Já comunicamos com a GRS de São João del Rei e estamos aguardando a presença dos supervisores para nos orientar qual a melhor medida a ser tomada pois são dois pontos estratégicos (PE) muito grandes, com peças muito altas e, com o número de agente que temos não dá para fazer uma boa vistoria”, finaliza.

Em contato com a Assessoria de Impressa da Expansão Holcim, foi confirmado que houve vistoria no depósito de Jardim Europa e que a empresa aplica quinzenalmente cloro para evitar a propagação de mosquitos. “A Holcim confirma que houve visita da equipe da Vigilância Epidemiológica de Barroso em seu depósito de peças no Jardim Europa e reforça que mantém um controle regular das peças estocadas, realizando duas vezes ao mês a aplicação de cloro para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue)”, diz a nota. 

_MG_0034
Depósito da Holcim no Jardim Europa

 

DENGUE NO ESTADO

Em Minas Gerais, só este ano, 252 casos da doença já foram registrados e ninguém morreu. Em 2013, 353 mil e 687 pessoas foram infectadas e 116 morreram. Segundo balanço parcial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), divulgado nessa terça-feira (28), doze cidades mineiras correm risco de epidemia de dengue.

Os municípios com risco são Bom Despacho, no Centro-Oeste, Brasília de Minas e Montes Claros, no Norte, Brumadinho e Vespasiano, na Grande BH, Curvelo, Itabira e Santo Antônio do Monte, na região Central, Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Ituiutaba, no Triângulo, e Ubá e Nepomuceno, ambos na Zona da Mata.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.