Compartilhe:

Um post no facebook, uma ferramenta da internet que tem sido muito usada para reclamações, chamou atenção da reportagem do Barroso EM DIA.

O assunto? Um velho problema, não só de Barroso, mas comum em muitas cidades, ou seja, lotes particulares abertos e cheios de entulhos.

A critica veio através da moradora Kelem Morena Melo, da rua José Teófilo, no bairro Cibrazém, mais precisamente, na altura do número 10. O grande agravante, com relação às outras denúncias, é que se trata de um lote doado pela Prefeitura Municipal de Barroso a Associação de Moradores do bairro.

De acordo com o post, restos de construção, sofá velho, galinheiro, pedras, saco de roupas velhas e lixo individual de alguns moradores do bairro, estavam sendo jogados no lote. E mais, Kelem chama atenção para as conseqüências. “Devido à sujeira do lote, ratos, baratas, carrapatos e até mesmo cobras invadem as casas dos moradores mais próximos”, ressalta.

PASTA 1_MG_3062

 

A reportagem foi ver de perto o problema e comprovou em fotos o que a moradora declarava na internet. A própria rua José Teófilo já está sendo invadida pelo lixo do lote. “Já procuramos a Prefeitura e não resolveram, já procuramos o Presidente da Associação e também não resolveu nada”, disse a moradora que estava indignada ao lado da mãe.

O Diretor de Meio-ambiente, Márcio Silva foi acionado e falou a reportagem sobre o problema. “A respeito do lote no bairro Cibrazém, tenho conhecimento dos entulhos ali depositados por moradores, inclusive já fotografei. Fui procurado por moradores vizinhos ao lote e disse a eles que a Prefeitura irá fazer a limpeza, mesmo sabendo que este pertence à Associação do bairro, mas que terá que esperar, pois as máquinas estão ocupadas com as obras em nossa cidade”, diz.

Segundo o Diretor, a Prefeitura com certeza irá limpar o lote. “Assim que a máquina e o caminhão estiverem liberados iremos realizar o serviço, mas é preciso que eles o cerquem para que os moradores não joguem mais lixo lá. A Prefeitura faz a sua parte, mas é preciso conscientização da população. Já fizemos outras limpezas neste lote, mas voltam a jogar lixo nele”, explica.

Ainda de acordo com Márcio, ele aconselhou uma das moradoras a procurar o Presidente da Associação para tomar as providencias, pois afinal de contas o lote é da Associação.

O Barroso EM DIA entrou em contato com o Presidente da Associação, se trata do radialista Luciano Nascimento, da Rádio Liberdade FM. Segundo o Presidente, ele não foi procurado pelas moradoras vizinhas, mas a situação do lote é muito complicada “O lote ao lado descarregou uma enorme quantidade de entulho no local. Ao invés de contratarem uma caçamba, jogaram o lixo ali. Também já procuramos a Prefeitura para resolver a situação, mas ainda não tivemos sucesso. Querem até que pagamos do nosso bolso e nós não temos condições de arcar com essas despesas. E mais, os próprios moradores jogam lixo no local”, explica Luciano que acredita que juntos, eles da Associação, moradores e Prefeitura, irão encontrar uma solução para sanar o problema do lote da Associação, hoje cheio de entulhos, matos e bichos. 

PASTA 1_MG_3073 PASTA 1_MG_3072 PASTA 1_MG_3068 PASTA 1_MG_3065

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.