Os investimentos sociais da LafargeHolcim em 2017 beneficiaram mais de 10 mil pessoas de Barroso, que participaram de diferentes projetos e programas, tais como Comitê de Ação Participativa, Conexão Empreendedora, EducaVida, Show de Bola, Cia Fofocas de Teatro e Cultura & Cidadania. Esses investimentos sociais são geridos pelo Instituto Holcim e visam contribuir para o desenvolvimento local com foco em cultura, cidadania, esportes, empreendedorismo e educação ambiental.
O Conexão Barroso Empreendedora, que estimula o desenvolvimento do empreendedorismo local, impactou mais de 1.500 pessoas, direta (385) e indiretamente (1.155), por meio de oito eventos (workshops, palestras e seminários) em parceria com Sebrae, ACIB e Senac. Já o EducaVida, que promove atividades de cultura, esporte, qualidade de vida e educação ambiental, alcançou mais de 3.200 pessoas, direta (806) e indiretamente (2.418) em um total de 13 eventos (oficinas, palestras, torneios esportivos e mutirões
Ambos os projetos fazem parte do EmRede, uma iniciativa da Fundação InterAmericana, da LafargeHolcim, Instituto Holcim e da RedeAmérica e conta também com a participação de 11 instituições do município e parceria da Prefeitura Municipal de Barroso. Em 2017, o EmRede promoveu três feiras itinerantes abrangendo 15 bairros da cidade, com o objetivo de dar visibilidade aos talentos locais, levando entretenimento, esporte e cultura à população.
O Comitê de Ação Participativa (CAP) de Barroso, grupo formado por lideranças da comunidade (terceiro setor, público e privado) atuou – de forma articulada com a prefeitura local e empresários da região – para a permanência do Senai Barroso, contribuindo para formação educacional profissional dos barrosenses. Em setembro, o grupo fez uma mobilização para doação de mudas ao Projeto Planta Verde, que promoveu a arborização de Barroso no Dia da Árvore. Em novembro, com foco na gestão da água, o CAP realizou o I Fórum de Recursos Hídricos de Barroso e Região, que reuniu líderes da comunidade e dos setores público e privado. “Por meio do CAP nós estimulamos a formação de líderes, empoderando a comunidade local a discutir e definir as ações sociais prioritárias da cidade”, disse Tatiana Nogueira, coordenadora de Responsabilidade Social da LafargeHolcim.
Projetos patrocinados pela lei de incentivo fiscal
Outra forma de apoio da LafargeHolcim à educação, cultura e qualidade de vida dos barrosenses é por meio do patrocínio de projetos sociais através da lei de incentivo fiscal do ICMS, como o Show de Bola, a Cia Fofocas de Teatro e o Cultura & Cidadania.
Em 2017, o Show de Bola deu acesso a diferentes modalidades esportivas e oficinas em 29 ações. Neste período, foram abertas 12 turmas, recebendo 349 alunos. “Aprendi que o esporte é ótimo para nossa vida, tanto para saúde quanto para a vida em geral. Aumenta a disposição e autoestima para sempre alcançarmos nossos objetivos”, disse Renan Ovídio de Sá, 16 anos, aluno da modalidade “Corrida de Rua”.
Em sua terceira edição anual, e pela primeira vez patrocinada pela LafargeHolcim, a Cia Fofocas de Teatro organizou cinco oficinas que ensinaram diversas especializações do mundo teatral, como iluminação, linguagem corporal, musicalização e produção. Com mais de 200 horas de oficinas e ensaios, o grupo entregou 150 certificados em 2017. Ao longo do ano, o projeto acumulou mais de 250 participantes que, nesta edição, organizaram dez espetáculos gratuitos em Barroso, dando acesso a cerca de 1.700 pessoas em suas atividades.
Cultura & Cidadania
Em sua primeira edição, o projeto Cultura & Cidadania foi outro destaque entre os incentivados em 2017, oferecendo mais de 70 atividades culturais, entre apresentações artísticas (teatro, circo, música e cinema) e oficinas culturais, que certificaram cerca de 240 estudantes em diferentes áreas de formação artística. “Nós, atores, precisamos muito do público, mas precisamos, sobretudo, de empresas como a LafargeHolcim, que nos ajudam a manter viva a chama do teatro. Obrigado!”, disse Fernando Couto, diretor de teatro participante do Cultura & Cidadania.
Investimento social em 2018
Para este ano, a LafargeHolcim prevê o investimento em sete projetos voltados para Barroso: Comitê de Ação Participativa, Show de Bola, Conexão Empreendedora, EducaVida, Fortalecimento da Associação Ortópolis Barroso, Transitolândia e Projeto de Educação Ambiental, com foco em temas como proteção ao meio ambiente e coleta seletiva em cinco escolas de Barroso e uma em Pitangueiras em Prados a partir de março. A Transitolândia é outro programa que será implementado em 2018 em duas escolas, sendo uma em Barroso e a outra em Pitangueiras. O programa visa conscientizar futuros motoristas mais conscientes e pedestres mais seguros.