O Parque Estadual do Ibitipoca, localizado na cidade de Lima Duarte (MG), foi classificado como o 3º melhor parque da América Latina. A seleção foi feita com base na avaliação de pessoas que frequentaram os locais e opinaram pelo site de viagens TripAdvisior, considerada a maior consultoria independente de viagens do mundo.
Segundo o ranking, o Parque do Ibirapuera em São Paulo e o Parque General San Martín, na Argentina, ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na avaliação popular.
O Parque Ibitipoca é uma Unidade de Conservação gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Possui uma área de 1.488 hectares e mais de 30 atrativos turísticos, como grutas, cachoeiras, picos e piscinas naturais. Em 93% das avaliações e opiniões deixadas no site, o local foi considerado como excelente.
O Parque possui as Cachoeiras da Pedra Quadrada, dos Macacos, das Fadas, da Pedra Furada e Cachoeirinha; a Ducha, com uma queda de cerca de quatro metros que cai em um degrau e forma um pequeno lago de cerca de 10 metros de largura e dois de comprimento; as Grutas dos Coelhos, da Cruz, das Bromélias, dos Fugitivos, dos Moreiras, dos três arcos, dos viajantes, do Pião e do Monjolinho; os Lagos das Miragens, dos Espelhos, Negro, Pedra do Sapo; o Mirante do Poente; o Paredão Santo Antônio; a Ponte de Pedra, formação rochosa que se assemelha a uma ponte; o pocinho; a Prainha e a Prainha dos Alfas, nas margens do rio do Salto; a Janela do Céu, um dos pontos mais procurados do parque, com um mirante de onde se tem uma linda vista panorâmica; a lagoa Seca; os picos da Lombada, também conhecido como Pico do Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, do Pião e do Cruzeiro.
Para visita é necessário entrar em contato com a administração do parque. É cobrada uma taxa de R$ 10 por pessoa em dias úteis e R$ 20 nos finais de semana e feriado. Atualmente o número de visitantes diários está limitado a 300 pessoas, de segunda a sexta-feira, e 800 nos sábados, domingos e feriados. Em 2012, Ibitipoca recebeu cerca de 55 mil visitantes.
Informação da Agência de Minas
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.