Termina neste domingo(18) o horário de verão. Os moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar seus relógios em uma hora, à meia-noite, na madrugada de sábado para domingo.
O horário de verão começou no dia 15 de outubro, com o objetivo de reduzir o consumo de energia no horário de pico, registrado entre 18h e 22h.
A medida foi usada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão após um estudo do Ministério de Minas e Energia ter apontado que o programa vem perdendo efetividade. A análise mostrou ainda que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.
Período menor
O próximo horário de verão será menor do que este que acaba. O presidente Michel Temer editou um decreto que reduz a duração deste período, mas que não o elimina.
Assim, no fim deste ano, o horário de verão começará apenas em 4 de novembro, um fim de semana após o fim do segundo turno das eleições presidenciais, que está marcado para 28 de outubro.