A Assessoria de Comunicação da Holcim enviou, no fim tarde desta sexta-feira (10), uma nota sobre a carta da senhora Amélia Nacif, publicada no Barroso EM DIA na quarta-feira (8). Na carta, Dona Amélia lamenta as mortes causadas pelo câncer em Barroso, e cobra providências contra a poluição causada pela Holcim, que para a barrosense, é uma das principais responsáveis pelos índices da doença na cidade.
Em resposta, e diante das acusações, a assessoria da empresa enviou uma carta ao jornal. Leia abaixo:
Em resposta à carta da senhora Amélia Ferreira Nacif, publicada ontem (09/04) no Barroso Em Dia, sob o título “Um desabafo contra o câncer”, a Holcim Brasil vem a público esclarecer à população alguns aspectos importantes para a elucidação dos fatos e, ao mesmo tempo, refutar as acusações feitas pela referida leitora.
A Holcim considera de extrema relevância para o conhecimento da população que a doença que acometeu Toninho Pinto foi a Leucemia Mieloide, um tipo de câncer decorrente de fatores genéticos ou da exposição à radiação, seja ela solar ou por meio de Raios X. Portanto, de acordo com o Dr. Vinicio Pedrosa, médico ortopedista em Barroso, não há um nexo causal entre fatores ambientais da indústria de cimento e a Leucemia Mieloide, como demonstram todas as publicações científicas que tratam do tema.O coprocessamento é uma solução ambientalmente adequada, que promove a redução do consumo de recursos naturais, poupando as gerações futuras dos problemas decorrentes do descarte incorreto deste tipo de material. Os benefícios do coprocessamento o fizeram ser amplamente adotado no mundo como uma das soluções mais nobres para a destinação de resíduos sólidos, desde os anos 70. No Brasil, a técnica foi implementada cerca de dez anos depois e só pode ser executada por fábricas que estejam devidamente autorizadas, como é o caso da Holcim Brasil. Todo resíduo passa por licenciamento ambiental antes de ir para o coprocessamento. Além disso, toda a utilização de água do rio feita pela empresa também é licenciada e segue as legislações para garantir a qualidade da mesma.
A Holcim Brasil está sempre a favor da verdade e, ao longo de sua trajetória, vem estabelecendo um canal franco e transparente de dialogo com a comunidade de Barroso, por isso a necessidade deste esclarecimento.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.