Compartilhe:

bolsa_sangueA rede do Hemominas em todo o Estado está funcionando com estoque insuficiente. Em São João del Rei, a reserva está cerca de 25% abaixo do necessário. É comum a baixa acontecer nesta época do ano, entre o Natal e o carnaval. No entanto, é justamente neste período que o banco de sangue é mais requisitado, por causa do aumento nos acidentes nas estradas. O núcleo da cidade histórica atende a 17 cidades da região e precisa, atualmente, de sangue dos tipos “O” negativo e “A” negativo.

A captadora do Hemominas em São João del Rei, Maria Aparecida Giarola, explica que, durante uma emergência, o sangue tipo “O” negativo é o primeiro a ser enviado aos hospitais. Por isso, a situação é tão grave na cidade. “Nós precisamos de 40 doadores diariamente, mas nesse período só conseguimos manter, em média, 25 doadores diários. Então, a situação é crítica, está bem abaixo”, disse.

A estudante Paula Resende venceu o medo, comum a muitas pessoas, e fez a sua parte. “Eu sempre tive vontade doar, mas nunca tive coragem. Dessa vez, vi que estavam precisando muito e resolvi atender.”.

Para doar, é preciso pesar mais de 50kg, nunca ter tido hepatite e possuir boa saúde. Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres, a cada quatro meses. O Hemonúcleo de São João del Rei fica na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, no Bairro Segredo. O funcionamento é sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h.

 

Informações G1

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.