Compartilhe:

Hemominas-de-São-João-dei-Rei-foi-pioneira-na-criação-de-postos-avançados-Foto-Divulgação1Responda rápido: quantas vezes só neste mês você leu ou ouviu que “Natal é tempo de compartilhar”? Agora complete o raciocínio: quantas vezes associou esse ato à doação de… sangue?

Se sua resposta for “zero”, que tal repensar conceitos e analisar a possibilidade de dar um pulinho no Hemominas de São João del-Rei neste mês?

A instituição que atende 17 municípios da região e assiste 23 hospitais do Campo das Vertentes encara baixa em doações nesta época do ano ao mesmo tempo em que a demanda por sangue cresce nas instituições de saúde.

“Ficamos em uma sinuca de bico e frente a uma situação irônica: a vinda das pessoas ao Hemominas diminui porque nesse período elas estão em trânsito, viajam, vão rever familiares e amigos. E essa mesma situação eleva o risco e o número de acidentes nas estradas, por exemplo, fazendo com que a necessidade de bolsas também cresça”, explicou a captadora do núcleo local, Elisabeth dos Santos.

Realidade
Atualmente, o Hemominas em São João del-Rei conta com 43 mil cadastrados, mas somente 20% realizam doações efetivamente. “Estamos longe de uma crise. Mas mais distantes ainda de banco suficiente para atender com prontidão absoluta as emergências que surgem. Quanto mais doadores, melhor. Quanto maior a solidariedade, maior a rapidez no socorro”, frisou Elisabeth, lembrando que o tipo sanguíneo de maior necessidade é o “O-”.

“Por ser livre de anticorpos, ele é universal e atende pacientes que necessitem de qualquer tipo. É um grande salvador de vidas. Mas é raro e com pouca quantidade no banco de sangue”, frisou.

Como doar
O Hemominas recebe doações de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h30. Para doar o voluntário precisa ter entre 16 e 68 anos; ir ao local apresentando carteira de identidade e preencher requisitos como estar bem de saúde, ter ingerido café da manhã, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses ou perfurações para piercings nos últimos seis. Pessoas que tenham esse acessório na língua não podem ser doadoras. Caso o retirem, precisam aguardar um ano.

A restrição também é válida para quem se submeteu a endoscopias há menos de seis meses, pesa menos de 50kg ou ingeriu bebida alcoólica até 12 horas antes da doação. “Essa é outra causa na queda de doações. Com as festas de fim de ano e essa limitação quanto ao álcool, muita gente prefere parar de fazer doações”, finalizou a captadora.

 

Informações Gazeta de São João del Rei

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.