Compartilhe:

Uma pesquisa de amostragem realizada pelo professor de geografia, Gustavo Henrique Martins da Costa, 25, através dos alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Francisco Antônio Pires, o FAPI, aponta no seu resultado final que a maioria dos estudantes barrosenses do colégio pretende seguir carreira na Engenharia e na Medicina. Outros cursos como Direito e Educação Física aparecem no resultado final que também tem a carreira militar como uma das opções mais escolhidas.

O trabalho coordenado pelo professor, que também é estudante de Tecnologia de Informação (TI), traz em detalhes, através de gráficos feitos pelos próprios alunos, o objetivo destes estudantes do Ensino Médio Público, que são o futuro do município.

“O objetivo principal do trabalho era disseminar informação. Quando os alunos pesquisavam sobre universidades e colégios militares e traziam para sala de aula os resultados sobre o que encontraram em relação à forma de ingresso, histórico, cursos ofertados, entre outras características, inevitavelmente era criado um ciclo de informações útil a todos”, declara o professor que acrescenta que com relação à representação gráfica, os resultados encontrados refletem uma tendência atual da sociedade, na qual cursos de Ciências Exatas e Ciência biológicas, como as Engenharias e Medicina, tem uma procura maior, o que consequentemente, acirra a concorrência e eleva a nota de corte. “Concluindo, penso que o mais importante desse trabalho é que ele foi feito pelos alunos e para os alunos”, declara Gustavo.

3cef76ae-710d-4159-b2a2-c71acadd0686

Ao todo, 222 alunos de oito turmas, quatro do segundo e quatro do terceiro ano, fizeram uma pesquisa em que informaram qual curso de nível superior ou carreira militar pretendiam fazer após a conclusão do ensino médio. Em seguida, os mesmos tinham que mapear universidades que ofereçam tais cursos e, por fim, pesquisar qual teria sido a nota de corte do último processo seletivo.

Na prática, um aluno de cada sala ficava responsável por coletar as informações de seus colegas e repassar para o professor. Assim, a quantidade de alunos por curso foi contabilizada, as universidades citadas foram registradas e uma média das notas de corte foi calculada.

nota

Com os números em mãos, os alunos faziam a representação gráfica do resultado. As salas foram divididas em grupos, de forma que em cada turma um grupo ficou responsável por representar graficamente as informações, enquanto os demais pesquisavam informações como forma de ingresso, cursos oferecidos e premiações das universidades citadas durante a pesquisa.

cursos

Entre os 222 alunos que participaram da pesquisa, 23 cursos de nível superior e carreira militar como intenção de atividade após formarem o ensino médio foram citadas. Também aparece no resultado final 32 universidades e cinco colégios militares. Divididos em áreas, os gráficos mostram Biológicas com 38%, Exatas com 34%, Humanas 16% e Militar 12%. Entre as universidades mais escolhidas estão: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

“É motivante pesquisar sobre projetos desenvolvidos nas universidades, seus diferenciais, a qualidade do ensino, a nota de avaliação do MEC e os benefícios que o curso pode oferecer”, diz Lívia Silva, 16, aluna do 2º C, que acha importante pesquisar ainda no ensino médio sobre universidades. Lívia é uma das inúmeras alunas que pretendem cursar Medicina futuramente.

Já o aluno Leonardo Ferreira, 17, estudante do 3º ano B, que tem a intenção de cursar Administração, fala sobre a importância de dedicar diariamente um tempo para os estudos. “Tento estudar diariamente duas horas para me preparar para o ENEM. Cada dia estudo uma matéria diferente, fazendo com que as atividades não fiquem cansativas e não me façam perder o foco”, declara.

 

GRÁFICOS

Os gráficos foram elaborados pelas alunas do 3º ano C Iasmyn Gonçalves, Fernanda Nascimento, Ana Lígia, Isabela Campos e Amanda Melo. Eles representam a porcentagem de alunos por curso pretendido, a razão entre as áreas do conhecimento e carreira militar e a média da nota de corte dos cursos citados, respectivamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *