No dia 16 de outubro, por volta das 19 horas, um homem que havia fugido do presídio Regional de São João-del Rei foi preso.
Os militares do 38º BPM após receberem o comunicado dos agentes penitenciários (14/10) de que o detento M.J.S., 40 anos, havia fugido do Presídio, iniciaram levantamentos e diligências diversas no intuito de recapturar o foragido. Por volta das 13:30 do dia 16, receberam uma informação de que o cidadão estava na próximo a uma ponte no bairro Tejuco de posse de uma arma de fogo.
De posse das informações, os militares planejaram uma operação e conseguiram cercar o foragido próximo a quadra na Rua Santa Rosa de Lima. Ao perceber que estava cercado o autor, de posse de um revólver .38, apontou o cano da arma para si próprio ameaçando que cometeria autoextermínio caso os militares se aproximassem.
Diante da complexidade da ocorrência e visando garantir o direito à vida do foragido, o militar negociador, Capitão Belini, foi acionado no local e durante 5 horas verbalizou com o autor. Algumas vezes o disparou para cima como forma de intimidar os militares.
Ao tentar desferir o quarto tiro para cima a munição falhou e o autor enfim se rendeu sendo preso e levado à Delegacia de Polícia juntamente com um revólver Rossi, .38, carregado com 3 cartuchos vazios e 1 picotado e não deflagrado, a quantia de R$150,00, e uma gandola de uniforme do Exército Brasileiro.