
Há 18 anos fomentando a histórica cidade mineira, o Festival Cultura e Gastronomia retorna a Tiradentes na próxima sexta-feira, dia 21. Até o domingo, 30, a charmosa cidade no Campo das Vertentes abrigará diversas atividades gastronômicas e culturais para todas as idades.
Durante nove dias de programação, 41 chefs vão passar pelo município, sendo que alguns, ainda farão a conexão entre o Brasil e a França. Aos apreciadores que quiserem, além de degustar, aprender mais sobre o encanto gastronômico, também poderão participar de 71 atrações que envolvem degustações, palestras e práticas ministradas gratuitamente no Espaço Aulas Senac Norte, Espaço Aulas Senac Sul, Espaço Degustação, Espaço Interativo e Pousada Escola Senac. Os temas vão desde queijos e brigadeiros até castanhas e excêntricos peixes nativos amazônicos.
Na rota dos restaurantes que contarão com a presença de chefs renomados em que os jantares podem ser reservados, está o Kitanda Brasil. A cozinheira Tânea Romão, responsável pelo restaurante, participa do festival desde as primeiras edições quando ainda morava no sul de Minas Gerais e mandava suas geléias para presentear os chefs durante o período do evento. De acordo com Tânea, para esta edição o restaurante abrirá as portas para o público em conjunto com chefs mineiros durante as sexta-feira e sábados festivos. “Há espaços que irão receber chefes franceses e de outras regiões do Brasil. Meu restaurante será o lugar dos mineiros, onde iremos somar nosso conhecimento gastronômico fugindo do convencional”, comentou.
Segundo o coordenador geral da iniciativa, Alexandre Minardi, o Brasil é um país com uma grande diversidade cultural e que se estende à gastronomia, aos produtos e saberes em torno deste tema. “O Festival é a celebração dessa cultura gastronômica, por isso, ter a participação de diversos chefs, de Norte à Sul do Brasil, é a oportunidade de apresentar toda esta riqueza aos participantes que passam a conhecer um pouco mais sobre o Brasil. O mesmo acontece com as apresentações artísticas, nada mais prazeroso do que poder conjugar boa comida com apresentações cênicas e de música”, explicou.
Não só no nome, o festival estende-se à programação cultural. Para este ano o evento escalou mais de 80 atrações artísticas de todo o país, sendo 62 espetáculos musicais e 21 cênicos, para apresentar durante todo o dia no Largo do Chef e no Largo das Forras.
Há exemplo, no final de semana de encerramento, Tiradentes receberá o músico Pedro Alves de Morais que já esteve na cidade outras vezes e retornará no dia 29, às 21h, com seu novo álbum Vertigem. Segundo o cantor, além de sua música fruto da MPB, o show terá a participação especial de Curumim. “Sou fã e parceiro do Curumim. Ele virá até Tiradentes somente pra fazer um som durante o festival”, destacou e ainda acrescentou sobre as expectativas sendo as melhores possíveis. “A cidade é linda e a festa é sempre receptiva, o que renova a esperança através do cenário mineiro. Será uma oportunidade única tocar no festival de gastronomia com essa grande estrutura, além de poder visitar a cidade”.
A programação completa e outras informações estão disponíveis no site www.farturagastronomia.com.br/tiradentes/
Informações Gazeta de São João del Rei

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.