Compartilhe:

O final de semana na cidade, entre sexta-feira (17) e domingo (19), foi marcado pelo 1º Barroso na Roça e no Balancê, com shows e apresentações de dança, e a Festa de Sant’Ana, com destaque para o começo da novena em honra a Senhora Sant’Ana, procissão motorizada de São Cristovão e o funcionamento de barraquinha na praça Sant’Ana, este ano sem a comercialização de bebidas. Os eventos integram a programação do Festival Cultural de Barroso.

barroso na roça quadrilha (3)Na sexta-feira (17) o grupo religioso Jovens Sarados abriu o Barroso na Roça e no Balancê com chave de ouro dançando quadrilha no modo de Deus e contagiando os presentes. A quadrilha foi cantada por Rone Cassemiro, ministro da Eucaristia. No primeiro dia do evento também teve show com a banda Bragadá.

No segundo dia, sábado (18), a atração foram as apresentações de quadrilha e danças típicas, além do show com Léo Montes e Miguel. Já no domingo (19), quem tocou conta da festa foi o música Renato Ferreira.

Todas as apresentações foram feitas por artistas locais. De acordo com a Secretária de Cultura, Elaine Brandão, é uma forma de abrir espaço e valorizar os músicos e artistas locais.

Na programação do Festival Cultural de Barroso ainda tem o 31º Festican, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, retornando ao Teatro Iracema Rocha; fechando a programação, no dia 2 de agosto, 12º Encontro de Bandas de Música e 11º Encontro de Veículos Antigos, na Praça Sant’Ana.

renato ferreira

FESTA SANT´ANA

são cristovão (3)
Foto do facebook da Paróquia de Sant’Ana

A Festa Sant’Ana, em homenagem a padroeira de Barroso, também já começou. O destaque do final de semana foi a procissão motorizada de São Cristovão que reuniu centenas de veículos na tarde de domingo (19) pelas ruas, recebendo a benção do padroeiro dos motoristas.

Na sexta-feira (17), foi realizada santa missa, celebrada pelo Padre José Raimundo da Costa, barrosense do Jardim Europa, que atualmente atua em Coronel Xavier Chaves. Também foi o primeiro dia da solene novena em honra a Senhora Sant’Ana. O tema para reflexão este ano é “A Espiritualidade Cristã na família: um casamento que dá certo”.

A movimentação com as barraquinhas de restaurante, de pescaria, de espetinho de frango, de doces, barraca do porquinho, leilão de prendas e com a sonorização acontece entre os dias 16 a 19 e 22 a 26 de julho. Como o Barroso EM DIA já havia adiantado, não estão sendo vendidas bebidas alcoólicas nas barraquinhas da Festa de Sant’Ana. A sugestão de que não sejam comercializadas bebidas foi enviada pelo Bispo Diocesano de São João del Rei, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, as Paróquias de Barroso, e já foi acatada nas duas últimas festas religiosas realizadas em Barroso, de São Pedro, na Boa Vista e de Santo Antônio, no Jardim Europa.

Na programação da festa religiosa, destaque para a missa dos enfermos na terça-feira (21) e para o dia 26, que tem uma programação especial para homenagear Sant’Ana. Os fiéis poderão se preparar para a celebração da Festa da Padroeira com Confissões que acontecem entre os dias 16, 17, 18, 22, 23 e 24 de Julho, nos seguintes horários: 9h, 15h e 19h.

são cristovão (2)
Foto do facebook da Paróquia de Sant’Ana

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.