Compartilhe:

Nesta semana, comemora-se os 134 anos da inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Para marcar a data, serão promovidas, nesta quinta-feira (27), duas viagens especiais na Maria-Fumaça que liga São João del-Rei a Tiradentes. Ferroviários aposentados e da ativa estão sendo convidados para passear junto com seus familiares.

A locomotiva partirá de São João de-Rei em dois horários: 10h e 14h. Para garantir a retirada dos bilhetes gratuitos, os ferroviários deverão comparecer à estação da cidade nesta quarta-feira (26), a partir de 9h, portando documento que comprove o exercício da profissão. Serão distribuídas 160 senhas, sendo que cada uma delas permite a entrada de três pessoas.

Desde 2001, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), empresa controlada pela VLI, é responsável pela manutenção e operação do complexo que inclui as estações de São João del-Rei e Tiradentes, além do Museu Ferroviário. Por ano, cerca de 140 mil turistas visitam a estrutura histórica.

 

Maria-Fumaça

A Maria-Fumaça que faz o trajeto entre São João del-Rei e Tiradentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. A composição, com capacidade para transportar até 280 passageiros, passa por quase 13 quilômetros da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM).

A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar o Rio das Mortes, palco da Guerra dos Emboabas (1707-1709), e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes. Atualmente, a Maria-Fumaça circula às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.

 

Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas

A estação de São João del-Rei é uma atração à parte. O prédio, também construído no século XIX, mantém características da arquitetura britânica e suas paredes exalam história. Na estação, funciona o Museu Ferroviário, inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne equipamentos, peças, painéis didáticos e fotografias que contam a história da ferrovia no Brasil e na região.

Também são expostas a EFOM nº 1, primeira locomotiva da ferrovia, e um carro de passageiro de luxo construído em 1912. Em São João del-Rei, anexo à estação, também existem oficinas de manutenção. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.