A Estação Ferroviária de Barroso foi inaugurada em 30 de setembro de 1880, no entanto, a Maria Fumaça já circulava por essas bandas pois o primeiro trecho foi construído, em 1879, de Barroso a Sítio (Antônio Carlos). A chegada do trem significou a vinda do progresso para Barroso, intensificando a economia e aumentando o quadro populacional.
Por um século a ferrovia serviu como meio de transporte, além do escoamento da produção calcária, cimento e outros gêneros. Alguns viajantes ilustres que passaram pela estação de Barroso: o imperador Dom Pedro II, em 26 de abril de 1881, o engenheiro americano Willian Milnor Roberts, o senador Basílio de Magalhães em visita à sua terra natal, o presidente Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e o arcebispo de Mariana Dom Helvécio Gomes de Oliveira em diversas visitas episcopais.
Entretanto, em meados da década de 1960, houve a desativação de diversas estradas de ferro e, no princípio do ano de 1983, os trilhos foram retirados ficando na memória do barrosense os passeios na estação aos domingos quando passava o trem das 17:00h. Algumas promessas foram registradas como a ligação da antiga ferrovia com a ferrovia do aço. Cogitou-se também a transformação do trajeto em patrimônio histórico, mas nada se fez. Em Barroso nenhuma medida de retaliação contra a desativação do centenário trecho foi registrada, nem mesmo foi pauta de discussão na Câmara Municipal.
O trenzinho se foi e a reprodução desta fotografia, que existia no salão de eventos da Câmara Municipal, também se foi. Apresentada de forma inédita à população em 2011, a reprodução em alta resolução foi custeada pelo legislativo municipal e por razões inexplicáveis desapareceu daquele espaço público. Ventos fortes andam soprando na cidade e ameaçando até mesmo os retratos das paredes!
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