O tempo seco nesta época do ano já é esperado. Para alguns, o adicional de um friozinho é mais do que bem-vindo. Mas a chuva ninguém está acostumado. Passadas as águas de março, normalmente, não resta outra opção a não ser esperar a chegada da primavera para novas águas. E não é que ontem o incomum ocorreu? Um temporal pegou a região de surpresa, com direito a raios e trovoadas. No fim da tarde, voltou a chover. Nesta terça-feira (13) há nova possibilidade de precipitações, contrariando, mais uma vez, a característica seca do outono e do inverno em Minas Gerais. Mas o feriado, de acordo com a meteorologia, será de tempo firme na região.
A meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que as precipitações não estão associadas a nenhuma frente fria. Foram motivadas por uma instabilidade atmosférica, causada por umidade trazida do oceano e que adentra a parte Leste até o Centro do estado. “A frente fria que estava sendo anunciada passou pelo oceano, não tendo chegado até aqui. E, de qualquer maneira, ela já tinha passado, logo, não poderia provocar a chuva. Essa da madrugada foi bem localizada e rápida”, diz.
De acordo com a previsão, o feriado deve ser de tempo firme. No Corpus Christi, na quinta-feira, probabilidade pequena de chuva na Zona da Mata e Campo das Vertentes. “Mas essas previsões têm de ser acompanhadas, porque são instabilidades isoladas e, de repente, pode secar tudo, já que não é época de chuva”, ressalta.
Informações EM
