Em período de intensificação da mobilização de trabalhadores de Conselheiro Lafaiete em defesa da valorização e empregabilidade da mão-de-obra local, e manifestação de trabalhadores em Congonhas, hoje em defesa de emprego e direitos trabalhistas, o anúncio de oferta de um grande número de vagas pela empresa Usiminas para uma “parada” na usina da Gerdau em Ouro Branco, movimentou as unidades de Sines da região.
Em Conselheiro Lafaiete a unidade do Sine (Sistema Nacional de Emprego) anunciou a oferta inicial de 120 oportunidades de trabalho para profissionais residentes na cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito Mário Marcus em pronunciamento ao lado do diretor local do Sine, Paulo Henrique Lima. Mário Marcus afirma que Lima repassou à companhia Usiminas, que acaba de fechar um contrato para realizar a manutenção em um dos alto-fornos da Gerdau, sua solicitação da contratação de trabalhadores lafaietenses, ao invés de apenas com profissionais de Congonhas e Ouro Branco. “O número de profissionais a serem recrutados será dividido em cotas idênticas entre os três municípios”, afirmou o prefeito de Lafaiete.
O prefeito Mário Marcus agradeceu ao diretor do Sine, Paulo Lima, pelo empenho em prol da utilização da mão-de-obra lafaietense e disse que este é o primeiro passo rumo à superação da falta de emprego que vem roubando o sono das famílias da cidade: “Neste momento tão difícil, em que temos tantos lafaietenses desempregados, temos tido, desde o início de nosso mandato, grande preocupação em minimizar este problema. Tivemos, na semana passada, uma reunião com representantes do Sindicato da Construção Civil e vários trabalhadores desempregados, quando ficamos de fazer contato com a Usiminas Mecânica. Este contato foi feito ontem pelo gerente Paulo. Várias pessoas estão sendo atendidas hoje aqui no Sine e saindo com suas cartas para que possam se apresentar na empresa e, com certeza, serem contratadas”, declarou o prefeito.
Temporário
As contratações serão temporárias, ou seja, durarão o período de realização da limpeza do alto-forno, estimado em cerca de cinco meses. Há vagas para auxiliar de obras, encanador industrial, instrumentista, maçariqueiro, mecânico montador, soldador e técnico de materiais.
O Sine de Lafaiete está localizado à praça Barão de Queluz, 136, Centro. Telefone: 3769-2926.
Informações Fato Real