Nesta quinta-feira (23), a Maria Fumaça terá como convidada a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, que estará com sua família, conhecendo a história da região. Designada pelo Rei Charles III, ela é a primeira mulher a chefiar a missão do Reino Unido no Brasil.
A diplomata conhecerá as estações ferroviárias e embarcará no trem turístico especialmente programado para recebê-la de São João del Rei, com destino a Tiradentes. Ela fará uma viagem pela história e cultura ferroviária de Minas Gerais. Isso porque a Maria Fumaça, que é a mais antiga em operação no Brasil, proporciona 12 km de travessia pela diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX.
O Gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, falou sobre a importância da visita desta quinta-feira. “Ter uma diplomata na nossa região é extremamente importante. Fazendo a divulgação na nossa região para o Reino Unido, na Inglaterra, e na Europa como um todo. Com certeza, essa visita vai fazer com que a gente tenha uma visibilidade turística e cultural ainda maior, e com capacidade para atrair mais investimentos”.
Circuito da Trilha dos Inconfidentes:
Fundado em 28 de agosto de 2000, o nome se deu em função da história da região ligada aos Inconfidentes Mineiros. As cidades que abrangem o Circuito fazem parte da história da independência do país. Ao todo, 26 municípios fazem parte da entidade. São eles: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São João del Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.