O mês de julho tem sido marcado por uma série de eventos culturais e de empreendedorismo realizados dentro dos projetos EducaVida e Conexão Barroso Empreendedora que tem por objetivo promover o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo e melhorar a qualidade de vida da comunidade por meio de atividades ligadas ao esporte, cultura, lazer e meio ambiente. Todas as atividades culminarão no dia 30 de julho, na 2ª Feira Itinerante do Em Rede.
O evento acontecerá no Ceclans, das 9h às 13h, com atividades abertas a todo o público e de forma gratuita. As ações disponíveis incluem, práticas esportivas, venda de artesanato, apresentações de teatro e música, oficinas e atividades recreativas.
Até o fim do mês, os moradores de Barroso poderão participar ainda de outras atividades programadas pelo Em Rede, junto com projetos parceiros. Entre os dias 24 e 30 de julho acontecerá a oficina de confecção de bonecos de papel que será realizada em parceria com a Cia Fofocas de Teatro. O evento seguinte prevê uma intervenção social no bairro Josefina Coelho, no dia 29 de julho, onde serão realizadas atividades recreativas com as crianças, distribuição de pipoca e outras ações. No dia 25 de julho, na Associação do Guede, o Projeto Cultura & Cidadania, iniciativa patrocinada pela LafargeHolcim, fará exibição de filmes gratuitamente.
O Em Rede neste mês também contou com a parceria do Projeto Show de Bola, que ofereceu a palestra “Correndo pelo Mundo”. A Cia Fofocas de Teatro também participou, com realização da oficina de iluminação cênica, no início do mês. Em julho, também foram realizadas ações focadas no desenvolvimento pessoal dos participantes, como a palestra sobre microempreendedor individual, oferecida pelo Sebrae. Outro evento semelhante foi a palestra em parceria com a Emater, que abordou o tema embalagens de produtos.
Em Rede
Voltado para o apoio a organizações que promovam ações de desenvolvimento comunitário no entorno das unidades da LafargeHolcim no Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, México e Nicarágua, o “Em Rede”, é o primeiro projeto regional de investimento social da LafargeHolcim. O projeto teve sua primeira fase no Brasil em Barroso, iniciada em 2015. Ao todo o projeto terá duração de 5 anos, com 880 participantes diretos e aproximadamente 3 mil e 400 indiretos.