Em Minas Gerais, quase 80% dos dependentes químicos experimentaram droga ou álcool antes dos 18 anos. E a maioria afirma ter na família pelo menos um usuário regular dessas substâncias.
A Secretaria de Segurança Pública possui o Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas. A subsecretária de Políticas sobre Drogas de Minas, Patrícia Magalhães Rocha, explica que tipo de serviço esse centro oferece.
“Nós temos vários profissionais que atendem várias especialidades, preparados para o atendimento desses usuários que chegam presencialmente. (…) A gente tem grupos específicos para a família, porque o atendimento tem que ter um olhar mais amplo, não só o dependente, mas muitas famílias chegam desestruturadas, desesperadas”, informou Patrícia Rocha.
Por meio do LigMinas, número 155, opção 1, usuários de drogas, familiares e público em geral também são orientados sobre serviços. A ligação é gratuita, inclusive de celular. O atendimento é disponibilizado de segunda a sábado, entre 7h e 19h.
O Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Rio de Janeiro, 471 – 3º andar, no Centro de Belo Horizonte. Para mais informações, acesse o site.
Informações G1
