Estudantes barrosenses, de diferentes instituições de ensino, que fazem uso do transporte estudantil , questionaram que ao comparecerem na Secretaria de Educação para fazer o recadastramento, foram informados de que os ônibus não rodariam essa semana e sim somente a partir da próxima segunda-feira, dia 7, e que as linhas dos cursinhos e cursos técnicos seriam cortadas.
Em um comunicado em sua página oficial, a Prefeitura esclareceu a questão quanto a disponibilização dos ônibus e as datas de inicio das aulas das instituições.
Leia abaixo o comunicado na íntegra:
“A Prefeitura de Barroso, por meio da Secretaria de Educação, comunica a todos os estudantes que fazem uso do transporte intermunicipal, que o recadastramento dos alunos que já faziam uso do serviço no 1º semestre termina nesta segunda-feira (31), às 17 horas, na Secretaria de Educação.
Serão disponibilizados ônibus a partir desta terça-feira (01/08) para os estudantes cujas aulas se iniciam nesta terça, que já estavam cadastrados e que fizeram seu recadastramento. Ainda não há definição de rotas. Elas serão definidas a partir da próxima segunda-feira (07), quando todas as instituições já terão retomado suas aulas.
Nesta terça-feira, se iniciam as aulas das seguintes instituições de ensino: UEMG, Senai, Cecon e Conexão, em Barbacena; e Iptan, Senai e Cenep, em São João del-Rei. No dia 02, Unipac (Barbacena) e IF Sudeste (São João del-Rei); e no dia 07 de agosto, Aprendiz (Barbacena) e UFSJ.”
Pagamento integral e cortes de ônibus
Outro questionamento dos estudantes, seriam os cortes no número de ônibus, além de informações, não oficiais, apontarem que o pagamento das mensalidades passaria a ser integral para os alunos, sendo que o Poder Executivo custeia 60% dos gastos com transporte intermunicipal.
Em resposta ao Barroso EM DIA, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura diz que de acordo com o prefeito, essas decisões são internas e serão divulgadas quando estiverem definidas e que não trabalham em cima de suposições, nem informações não oficiais.