É temerosa e preocupante a situação em Lavras no que diz respeito a saúde, principalmente no que tange aos casos de dengue. Já passaram de mil e duzentos casos confirmados, isso significa que 1,2% da população tem ou já teve dengue este ano, se consideramos os números divulgados na segunda-feira (27). A epidemia avança de forma assustadora e a cidade já contabiliza mais de 6% dos casos registrados em toda Minas Gerais. O prefeito de Lavras, Silas Costa Pereira, decretou estado de Situação de Emergência no Âmbito da Administração Pública Municipal. O decreto 12.542 foi publicado no dia 24 de abril.
A cidade tinha mais casos confirmados de dengue do que na capital mineira: Belo Horizonte divulgou no dia 24, sexta-feira, 1.155 casos confirmados, enquanto que Lavras registrou, segundo dados oficiais divulgados no dia 27, 1.197 casos, e ainda estavam sob investigação mais 3.547 notificações.
O balanço anterior divulgado no dia 21, era de 855 casos confirmados e, em apenas uma semana, foram confirmados mais 342 casos, totalizando 1.197. Isso representa dois casos de dengue por hora na cidade. As notificações – pessoas que apresentam os sintomas e dependem de análises de laboratório – tiveram aumento em quase mil: em apenas uma semana, os casos que estão em investigação passaram de 2.569 para 3.547, um aumento de 978 casos.
Considerando apenas os números de novos casos confirmados (342) e de novas notificações (978), pode-se concluir que em apenas uma semana, 1.320 pessoas procuraram os serviços de saúde em Lavras, isso representa 7,8 pessoas por hora nos hospitais de Lavras, daí a explicação do congestionamento nas portarias do Hospital Vaz Monteiro (HVM), Santa Casa e Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa). Os números não mentem e por isso que o serviço de saúde em Lavras está colapsado. Lavras vive hoje uma crise sem precedentes na área da saúde desde a época da Gripe Espanhola, em 1918.
O secretário Municipal de Saúde de Lavras, Leandro Lazzarini Moretti, afirmou que o Exército Brasileiro vai enviar para a cidade um grupo de profissionais de saúde, para atender as vítimas da dengue, o atendimento será em barracas de campanha. Moretti admitiu que a saúde em Lavras está vivendo um caos.
O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde contabiliza 19.716 casos de dengue confirmados em Minas Gerais e 12 mortes pela doença. Em comparação com o mesmo período de 2014, eram 13.228 casos confirmados da doença. Foram registradas 51 mortes em todo o ano de 2014 pela dengue no estado. Lavras detém hoje mais de 6% dos casos confirmados de dengue em todo o Estado.
Informações do Jornal de Lavras

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.