A cada quatro minutos, uma pessoa tem um objeto ou bem levado por bandidos em Minas Gerais mediante violência.
O cenário dos roubos no estado em 2016, revelado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) quatro meses e meio depois de o ano ter sido fechado, mostra que esse tipo de crime mais do que dobrou em cinco anos em Minas.
Ampliando a área de abrangência para os 853 municípios do estado, enquanto em 2012 foram 60 mil roubos, no ano passado o número cresceu 118,5%, chegando aos 131,2 mil registros.
Outra situação revelada pelos dados atualizados de 2016 diz respeito a um aumento ligeiro de homicídios em Minas, após dois anos de queda nos registros desse tipo de crime.
Os dados da Sesp normalmente são divulgados mensalmente até por volta do dia 20 do mês seguinte, mas ao fim de cada ano a pasta demora mais tempo para consolidar todas as estatísticas.
Os números de 2016 mostram que, entre as regiões integradas de segurança pública, Belo Horizonte ocupou o primeiro lugar de roubos de forma disparada, com os 46,8 mil registros. A região integrada em Minas Gerais com menos roubos é a de Barbacena, no Campo as Vertentes, que engloba 61 cidades e teve 1 mil roubos em 2016.
ENQUANTO ISSO…
…homicídios voltam a subir
Depois de dois anos de queda, o número de pessoas assassinadas em Minas Gerais voltou a subir. Em Minas, 4.194 pessoas foram assassinadas no ano passado, contra 4.176 em 2015. Segundo a Polícia Militar, ações que visam à retirada das armas de fogo de circulação são as principais formas de atuação contra esse tipo de crime, já que 60% a 70% dos casos têm relação com o tráfico de drogas.
(Veja quadro)

