O Córrego do Lenheiro, em São João del Rei, passará por obras de despoluição a partir de março. O procedimento é uma antiga reivindicação dos moradores da cidade, principalmente, os que residem nos bairros às margens do córrego, que apresenta histórico de inundações.
De acordo com o Prefeito Nivaldo Andrade (PSL), a inauguração da rede de esgotamento deve ocorrer daqui a três anos. O município deverá apresentar o 1º Boletim de Medição até 13 de abril de 2018.
O custo total da despoluição é de R$ 40 milhões, mas foram liberados para a primeira etapa cerca de R$ 32,547 milhões, distribuídos para as empresas envolvidas. As obras pretendem acabar definitivamente com a poluição provocada pelo despejo de esgoto e outros detritos no córrego.
O projeto de ampliação do saneamento do Lenheiro faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal e prevê a construção de redes coletoras e interceptoras, sub-bacias e travessias sob a ferrovia.
O lançamento das obras será na segunda-feira (26), com solenidade às 16h, na Câmara de Vereadores, localizada na Rua Ministro Gabriel Passos, n°235, no Centro. Na terça-feira (27), outra solenidade será realizada, às 10h, no Teatro Municipal.
Inundação causa prejuízos para São João del Rei
Em 2013, quatro pessoas ficaram desalojadas, em casa de parentes, após o desabamento parcial de uma casa no Bairro Tejuco. De acordo com a Defesa Civil, a enchente causada pela inundação do córrego do Lenheiro, que atravessa a cidade, atingiu cerca de 150 residências em três bairros no fim de semana. Não houve registro de feridos.
No mesmo ano, uma forte chuva destruiu os muros que cercavam o córrego, e na época, vários imóveis foram inundados. As obras de reparação foram iniciadas em 2015.
Informações G1