Compartilhe:

No último final de semana, foi disputada no Vale das Videiras, distrito de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a APTR, uma das mais importantes e maiores corridas de montanha do Brasil e uma das poucas provas brasileiras que contam pontos para o ranking internacional do Trail Running.

Ao todo, cerca de 650 atletas do Brasil e do exterior se dividiram em percursos que variam de 6 Km a 119 Km. No trajeto dos 27 Km, que teve quase 200 inscritos, um barrosense foi destaque. Wanderson Nascimento, que disputou a prova pelo segundo ano consecutivo, foi o vice-campeão geral, concluindo os 29,2 Km em 2h34min na sua principal prova do primeiro semestre. O atleta, que chegou a liderar a competição isolado, por mais de 20 Km, foi ultrapassado no final e ficou com a 2ª colocação.

“Assim que largamos, fui para o pelotão dos líderes e já no 2º Km erramos o caminho e, de primeiros, nos tornamos os últimos atletas. Perdi muito tempo para ultrapassar cerca de 180 corredores no meio da mata e consegui retomar a liderança no Km 4, depois de forçar bastante. Liderei sozinho e com bastante vantagem até o Km 25, quando, já com poucas energias, fui ultrapassado por um adversário que estava melhor física e psicologicamente”, declarou Wanderson.

Wanderson Nascimento recebe medalha
Wanderson Nascimento recebe medalha

O atleta destaca que, apesar de ter perdido a liderança depois de tantos quilômetros, ficou muito feliz com seu rendimento e sua evolução, já que no ano passado ele ficou em 19º, em um percurso menor e mais fácil. “Não esperava esse contratempo no início da prova e esses 2 Km a mais fizeram muita diferença. Em uma corrida longa como essa, o equilíbrio entre corpo e mente é decisivo. Eu quase retomava o primeiro lugar nas descidas e trilhas técnicas, mas faltou força nas últimas subidas”, afirma.

O atleta, que conta com apoio da Academia Saúde & Movimento em seus treinamentos, continua sua preparação para novos desafios nos maiores circuitos de corridas de montanha. Em 2017, o corredor já foi campeão em sua categoria no K21 Pico do Urubu, 3º Geral no XTerra Ibitipoca e 4º lugar geral na Copa Brou Trail Run, além de vice-campeão em sua categoria em corrida de rua disputada em Barbacena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *