A cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, recebeu milhares de atletas de todo o Brasil neste final de semana, para a disputa da etapa Costão do Santinho do Mountain Do, um dos maiores circuitos de corridas de montanha do mundo, presente em diversos países, como Chile, Argentina, Peru e Marrocos.
A prova, realizada no sábado, dia 01 de julho, contou com distâncias de 9km, 21km, 42km e 65km. No percurso de 21km, marcado por muitos trechos de praia, dunas, costões e trilhas muito técnicas, um barrosense se destacou entre os mais de 200 participantes da categoria masculina na distância da meia maratona. Wanderson Nascimento foi o vice-campeão geral da prova, superando o bicampeão da competição.

O atleta concluiu os 21km em 1h 51min 15s e declara ter feito uma prova de superação. “Estive perto dos líderes o tempo todo, desde a largada, mas no km 17, depois de assumir o 2º lugar, me perdi em uma trilha do Costão e desci em direção ao mar, sendo novamente ultrapassado pelo bicampeão prova, que inclusive é morador local e responsável pela marcação do percurso. Tive que escalar o Costão e fazer muita força para retomar a vice-liderança. Felizmente consegui manter até o final, apesar das câimbras causadas pela fadiga muscular”, destacou ele.

O barrosense afirma que ficou muito feliz com o resultado, principalmente depois de disputar, há uma semana, uma das provas mais duras do Brasil, na Serra Fina, em Passa Quatro/MG. “O resultado foi surpreendente para mim. Apesar do desgaste da última competição, consegui recuperar posições e ser o vice-campeão dessa importante prova de renome no cenário brasileiro e internacional. Que os resultados do nosso esporte sirvam de incentivo para que sejamos mais respeitados e reconhecidos, em um país que só dá importância ao futebol. Espero continuar representando bem minha cidade nessas grandes provas”, concluiu ele.
O corredor de montanha tem como preparador e apoiador o educador físico Ramon Fonseca, da Academia Saúde & Movimento, e seu treinador é José Virgínio, da JVM Trail Run. O próximo desafio do barrosense é a APTR Ultra do Itacolomi, em Ouro Preto,no dia 05 de agosto, quando ele enfrenta novamente os 25Km, onde ele foi 4º colocado geral em 2016.


Mountain Do
O Mountain Do é um evento de corrida em trilhas e montanhas, pioneiro no Brasil, inspirado na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas europeias da região dos alpes suíços, italianos e franceses, na década de 1990. No Brasil, é uma corrida entre bosques, trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 5km e 42km, e que acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras e também no Deserto do Atacama (Chile), Fim do Mundo, na Patagônia (Argentina), Vale Sagrado dos Incas, em Cusco (Peru) e no Deserto do Sahara (Marrocos).
