Compartilhe:

cartaz_cid_ident_cultAs primeiras ações do projeto Cidades e Identidades Culturais realizadas em Barroso no mês de outubro mudaram a rotina dos moradores. A cidade conheceu o Sr. e Sra. Barroso, personagens misteriosos que percorreram diversos pontos em busca de suas identidades. Já o primeiro módulo contou com oito horas de apresentação de conceitos e exercícios práticos em que participantes de diversos setores da comunidade iniciaram o processo que pode ajudar a revelar a identidade da cidade. “As primeiras atividades ocorreram de forma amistosa e demonstraram a grande capacidade crítica e habilidades “pedagógicas” de grande relevo. Notei que quem as organizou fez de forma integrada, de interdependência entre elas”, comenta Maurício Carrara, um dos envolvidos no projeto.

Na ocasião foram trabalhadas dinâmicas da relação entre social e indivíduo, mapas com os principais pontos da cidade, introdução ao conceito e importância dos acervos, além da construção de dois quadros negros com os temas “Uma boa recordação de Barroso” e “O que você deseja para Barroso”, como forma de iniciar o processo de identificação do perfil da cidade e de seus moradores. “Procurar no mapa de Barroso nossos caminhos, nossas ruas e bairros foi divertido e nos deu oportunidade de conhecer um pouco mais a cidade em que vivemos”, afirma Mariléia Cerqueira, uma das criadoras da página “Curto a Memória de Barroso” no facebook, com mais de 3.000 membros. Destaque para a diversidade do publico alvo, que incluiu estudantes do ensino médio, ativistas, historiadores, representantes da escola de samba, da igualdade racial e da terceira idade.

O projeto, realizado pelo Instituto Artivisão, em parceria com a Prefeitura de Barroso, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Turismo, Esporte e Cultura, e com a Holcim S.A., patrocinadora do projeto pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem o objetivo de revelar, a partir de metodologias baseadas na participação da comunidade, aspectos da identidade cultural de Barroso. “Já realizamos projetos bem sucedidos nas cidades de Pedro Leopoldo, Vespasiano, Matozinhos, Aracaju, Entre Rios de Minas, Belo Horizonte e Ouro Preto. Mas é fundamental que a comunidade compreenda que a identidade de um município é uma construção histórica e cultural, não uma escolha aleatória. Nossa proposta é fazer o resgate com arte da educação patrimonial que toda cidade precisa valorizar”, explica Fernando Pimenta, arquiteto, museólogo e um dos responsáveis pelas oficinas do Cidades e Identidades Culturais.

Sua mais recente atuação em Pedro Leopoldo gerou oito projetos voltados para atender as demandas mais emergenciais da cidade, desenvolvidos pelos próprios participantes. Promoção da igualdade racial e conscientização socioambiental com crianças da educação infantil e ensino fundamental, foram alguns dos temas trabalhados durante as atividades e que se tornaram propostas concretas de atuação social.

O segundo módulo será realizado no dia 15 de novembro, a partir das 8h30, na Secretaria Municipal de Turismo, Esporte Cultura e continua aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas no local, nesse mesmo dia.

NÃO PERCA ESSA CHANCE! VOCÊ É PARTE DESSA IDENTIDADE! VENHA CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DA SUA HISTÓRIA! CONTAMOS COM SUA PRESENÇA! PARTICIPE E NOS AJUDE A DIVULGAR!!!

Identidade cultural de barroso

 

Informações Instituto Artivisão

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.