O Conselho Municipal dos Direitos Humanos de São João del Rei realizou nessa sexta-feira (27) uma cerimônia que marca a posse do primeiro Conselho Municipal dos Direitos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) do estado de Minas Gerais. O evento também celebrou o Dia Mundial do Orgulho Gay, comemorado neste sábado (28). Além da posse dos conselheiros, o evento foi animado com shows de Drag Queens artistas do município.
De acordo com o diretor Conselho Municipal dos Direitos Humanos da cidade e um dos fundadores do novo conselho, Carlos Bem, a posse dos conselheiros tem o objetivo de combater a homofobia, o preconceito e a exclusão social, acompanhar a implementação de políticas públicas e colaborar na defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. “São João del Rei é uma referência nacional no combate à homofobia, por isso temos que focar numa defesa jurídica. Agora com o conselho vamos ter ações articuladas com o governo para ter políticas concretas. É um grande ganho não só para a cidade, mas também para todo o estado”, informou Carlos Bem.
O Projeto de Lei para a criação do conselho foi sancionado em São João del Rei, no dia 15 de setembro de 2013, pelo Prefeito da cidade, Helvécio Reis, durante a 6ª Parada da Cidadania e do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes da região das Vertentes, que reuniu mais de sete mil pessoas.
Informação: g1.globo / Crédito das fotos: Movimento Gay da Região das Vertentes
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.