Minas Gerais já tem 118 surtos de conjuntivite em 41 municípios. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O cenário se deve ao aumento repentino do número de casos, mas o total de pessoas que ficaram doentes é impreciso, já que a notificação não é compulsória.
Conforme a SES, o quadro é próprio do verão, uma estação muito quente e úmida. No entanto, especialistas em saúde acreditam que a situação é atípica e demanda atenção especial. Uma hipótese é a de que as infecções possam ter relação ao vírus de outra doença, como a gripe.
O oftalmologista e professor da UFMG Daniel Vasconcelos reforça o coro de que o quadro é atípico. Para ele, o fato de a infecção estar relacionada ao vírus de outra doença pode explicar o surto. “Isso porque quem ficou gripado recentemente pode desenvolver a conjuntivite como uma outra reação”.
Controle
A Secretaria de Estado de Saúde, no entanto, garante que a situação está sob controle. “Esse quadro é próprio do verão, que propicia a propagação de vírus e bactérias”, afirma a infectologista Tânia Marcial, referência técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs).