Depois de meses de polêmica e no limite do prazo, a Câmara dos Deputados concluiu na noite de quarta-feira (4) a votação do projeto do Senado que criou o Fundo Eleitoral para as eleições de 2018. A proposta cria um Fundo com financiamento público de cerca de R$ 2 bilhões e ainda prevê regras de distribuição dos recursos.
O projeto vai à sanção do presidente Michel Temer e precisa ser sancionado até o final da semana, um ano antes das eleições de outubro de 2018. Já batizado de “fundão”, ele será abastecido por 30% do valor das emendas parlamentares de bancada previstas para 2018 e ainda dos recursos provenientes da compensação fiscal dada até agora às emissoras de rádio e televisão pela veiculação da propaganda partidária eleitoral.
A aprovação do fundo público teve como principais cabos eleitorais o PMDB, PT e PCdoB. O financiamento privado está proibido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O Fundão é uma tentativa de resolver o problema crônico da influência desproporcional dos grandes empresários e doadores de campanha nos resultados das eleições. Nesse caso, porém, o “remédio” é tão forte e tão amargo que pode piorar o quadro da nossa já debilitada democracia. O “Fundão” onera em demasia os cofres públicos e, pior, ajuda a preservar o status quo, pois garante mais recursos aos partidos e políticos mais consolidados e tradicionais, que são, não por acaso, justamente aqueles mais reprovados pela população hoje”. declara o Colunista Antônio Claret.
Como sempre faz em votações importantes do Congresso, o Barroso EM DIA levantou como votaram os deputados mais votados no município nas eleições de 2014. Confira.
SIM – A FAVOR DO FUNDÃO
Luiz Fernando – 4.924 votos.
Reginaldo Lopes – 957 votos.
Padre João – 155 votos.
Mário Heringer – 111 votos.
Marcus Pestana – 72 votos.
Leonardo Quintão – 38 votos.
Aelton de Freitas – 22 votos.
Dimas Fabiano – 18 votos
Jô Moraes – 16 votos.
Rodrigo de Castro – 14 votos.
Patrus Ananias – 13 votos.
Gabriel Guimarães – 12 votos.
NÃO – CONTRA O FUNDÃO
Eduardo Barbosa – 761 votos.
Domingos Sávio – 181 votos.
Eros Biondini – 174 votos.
George Hilton – 73 votos.
Júlio Delgado – 71 votos
Subtenente Gonzaga – 53 votos.
Stefano Aguiar – 31 votos.
Dâmina Pereira – 27 votos.
Rodrigo Pacheco – 22 votos.
Lincoln Portela – 20 votos.
Marcelo Aro – 14 votos.