Compartilhe:

Faleceu, no começo da noite desta quarta-feira (25), às 18h, o radialista Antônio Marcos Pinto, conhecido como Toninho Pinto. O profissional da comunicação, um dos pioneiros da profissão em Barroso, lutava contra um tipo de câncer no sangue.

Antônio Marcos ao lado companheiro de jornalismo Ivan Eustáquio
Antônio Marcos ao lado companheiro de jornalismo Ivan Eustáquio
Na manhã da terça-feira (24), depois de seguidas sessões de quimioterapia, Toninho não suportou os efeitos colaterais do tratamento e deu entrada no Centro Intensivo de Terapia, CTI, do Hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora, onde vinha se tratando. Antônio Marcos, religioso católico, enfrentou a doença com muita fé até os últimos segundos de sua vida.

As sessões, seriam seis no total, chegando ele a realizar quatro, eram a única chance de preparar o corpo de Toninho para receber um transplante de medula. Porém, ele não resistiu à quimioterapia, passou mal durante a noite de terça com a respiração comprometida e acabou sendo entubado, dando entrada no CTI, onde permaneceu por cerca de 40 horas. O câncer de Toninho foi diagnosticado em novembro de 2011. Ele passou por sessões de quimio, realizou um auto-transplante de medula em 2012 e estava praticamente curado, quando, em novembro de 2014, três anos depois, a doença retornou, mais forte.

Também muito conhecido em Barroso e região como Toninho Papagaio, Antônio Marcos perdeu a luta contra a doença aos 51 anos de idade e deixou três filhas e três irmãos, entre eles o vice-prefeito do município, Doutor João Pinto, que acompanhou o irmão pessoalmente durante todos os dias da sua luta contra o câncer. O corpo de Antônio Marcos foi velado na Associação do Guimarães. A missa de corpo presente aconteceu na tarde desta quinta-feira (26) na matriz de Sant´Ana. Seguido pelo sepultamento no Cemitério Paroquial.

Atualmente Toninho estava afastado do cargo de diretor de Jornalismo da Rádio Sucesso FM, em Barbacena, de seu programa como locutor-apresentador, nas tardes da Rádio Atrativa FM de Dores de Campos e atualizava, mesmo muito doente, o seu blog Girando com a Notícia, parceiro do site Barroso EM DIA.

AM E MONICA
Toninho Pinto ao lado da amiga Mônica Rodrigues apresentando o Festival da Canção

 

VIDA E OBRA

Antônio Marcos nasceu em 20 de agosto de 1963 e militou por 35 anos na área da comunicação. Seu talento foi descoberto pela professora de português, Leila Souza, quando ele ainda cursava o ginasial. Começou fazendo locução em festas juninas promovidas pelo saudoso amigo Nilder de Souza. Já incentivado pelo querido amigo José Furtado e a então esposa dele, Lourdinha, já falecida, passou a gravar propagandas-volante e, em seguida, a apresentar exposições agropecuárias, comícios, eventos culturais, esportivos e sociais, se tornando um profissional “polivalente” com serviços prestados a várias cidades em diversas regiões de Minas Gerais. Ao longo dos anos, recebeu homenagens, diplomas e certificados em reconhecimento ao trabalho prestado no âmbito da comunicação. Um dos últimos títulos foi recebido por ele no dia 19 de abril de 2013. Toninho foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Tiradentes, onde foi diretor Artístico da Rádio Império FM.

Dono de uma das vozes mais bonitas do rádio brasileiro, o religioso, muito católico, gravou durante sua trajetória CDs com narrativas religiosas. Entre eles, destaque para o último trabalho: Jesus… Palavras que alimentam, gravado ao lado de Padre Fábio Damasceno, em 18 de outubro de 2013. Ouça uma das faixas clicando na imagem abaixo.

Sua carreira profissional no rádio teve início na Sucesso FM. Foram 26 anos de serviços prestados à emissora barbacenense. Toninho começou fazendo locução nas madrugadas, depois foi para o jornalismo, atuando como repórter, e se tornou diretor desse setor como âncora do programa Contato Direto – cargo que ocupou até o fim da sua vida. Antes, porém, ao lado do saudoso do Juquinha da Rita, Agnaldo e Galdino, fundaram a Voz da Liberdade. Uma “rádio” que tinha caixas espalhadas em torno da Praça Sant´Ana.

Ainda no Rádio, em 1996, fez parte da equipe da extinta Rádio Nação Jovem FM, ao lado dos amigos Galdino Silva e Geraldo Cassemiro e de tantos outros profissionais que estreavam no rádio em meados da década de 90 e que aprenderam com um dos ícones da comunicação barrosense.

Em 2006, numa parceria com José Antônio do Nascimento, instalou a rádio comunitária Império FM, na cidade de Tiradentes, da qual foi diretor artístico. A emissora foi outorgada pelo Ministério das Comunicações a Associação dos Moradores do Bairro Pacu.

AS1
Toninho ainda em tratamento em Barroso

Toninho Pinto, ex-goleiro do Colorado, time local, e Atleticano “roxo”, também foi assessor de imprensa da Prefeitura de Barroso no governo Adelmo Graçano, assessor de imprensa da Presidência da Câmara Municipal de Barroso na gestão do então vereador e presidente do Legislativo Rubem de Castro, o Rubinho, com quem também atuou na assessoria de imprensa da Associação Comercial e Industrial de Barroso (ACIB), quando Rubinho era presidente da entidade. Ainda na política, foi assessor parlamentar do deputado federal e, depois, senador Hélio Costa. Na comunicação barbacenense, ele também figurou como diretor de Redação do Jornal da Cidade e atuou ainda como colaborador do Jornal de Sábado, também da cidade de Barbacena, e do site Barbacena OnLine. Enfim, Toninho foi um dos repórteres fundadores do site e jornal Barroso EM DIA, onde até hoje tem e eternamente terá seu nome “cravado” no expediente do impresso jornalístico mais tradicional da cidade.

“É uma forma de homenagearmos “eternamente” o ícone da comunicação em nossa cidade. Antônio Marcos ficará in memorian nas páginas do Barroso EM DIA. Espero que toda vez que um barrosense abrir o jornal lembre-se de que Toninho Pinto foi a inspiração deste trabalho”, declara o editor-chefe e jornalista responsável pelo jornal, Bruno Ferreira.

Ouça o editorial do jornal Barroso EM DIA, que falava sobre os 60 anos do município, gravado pelo locutor, radialista e apresentador Antônio Marcos. Na oportunidade ele presentou a redação com a linda narração. Clique na imagem abaixo.

ANTÔNIO MARCOS PINTO – Natural de São João del Rei. Nasceu no dia 20 de agosto de 1963, filho de Geraldo Pinto e Eni Barbosa Pinto. Antônio Marcos começou a trabalhar aos 13 anos como contínuo na Contabilidade Silas Ribeiro de Moura e, em seguida, na Contabilidade Palmyra. Aos 14 anos, foi atuar como escriturário no Cartório de Registro Civil Arthur Magalhães de Souza. Aos 17 anos, incentivado pela mãe, prestou concurso público para a Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais (MinasCaixa), sendo aprovado em terceiro lugar, iniciando como economiário no cargo de escriturário. Na agência de Barroso, onde trabalhou por cerca de 10 anos, realizou inúmeros cursos internos de qualificação profissional. Passou pelos setores de Cadastro, Centralização, Carteiras Habitacional, Agrícola e Bancária, Caixa-Executivo e Sub-Gerência. Com a extinção da MinasCaixa, no início da década de 90, foi transferido para a Secretaria de Estado de Educação, sendo lotado na Escola Estadual Francisco Antônio Pires, em Barroso. Pouco tempo depois, desligou-se do Estado. Mais tarde, prestou seus serviços à Cooperativa de Crédito Campo das Vertentes (Credivertentes), do sistema Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). Antônio Marcos iniciou sua carreira artística como locutor aos 15 anos de idade, sendo contratado pelo sistema de sonorização “Stúdio JF” de Barroso. Em 28 anos de profissão, foi assessor de Comunicação da Prefeitura de Barroso, assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Barroso, e, como comunicador, atuou em mais de 125 municípios mineiros, tendo como sua principal agenciadora a “Tempo Livre Promoções” com sede na cidade de Coronel Xavier Chaves. Nessa trajetória, recebeu as seguintes homenagens:

>Diploma de “Honra ao Mérito” como “Locutor Revelação Regional”, por uma empresa de comunicação de São João Del Rei.

>Homenageado por duas vezes pela Prefeitura de Cipotânea em reconhecimento pelo trabalho de apresentador da Festa do Milho.

>Agraciado com a placa de “Locutor Destaque Regional” pelos organizadores de uma das edições da Exposição Agropecuária de Senador Cortes, na Zona da Mata.

>Homenageado como “Locutor Destaque” em um dos Carnavais e uma das edições da Festa da Cavalhada, em Mateus Leme, próximo a Divinópolis.

Gravou três CDs com narrativas bíblicas e de reflexão.

Antônio Marcos começou como radialista em 1989, na A.B.C. Rádio e Televisão Ltda – SUCESSO FM, em Barbacena, como estagiário de programação, e, paralelamente, gravando comerciais em estúdio. Essa rotina deu-se por um período de seis meses, aproximadamente.

Logo depois, em razão de sua experiência como locutor e na área de reportagem, foi convidado pela direção da emissora para atuar como repórter. Acumulando experiência e sempre atento aos ensinamentos de seus companheiros de trabalho, conseguiu a confiabilidade e a credibilidade da direção-geral da emissora, sendo promovido a diretor de Jornalismo, cargo que ocupa desde 2000. Apresenta o programa Contato Direto. Antônio Marcos, dono de uma das mais belas vozes do rádio, integrou a Assessoria de Comunicação do então deputado federal Hélio Costa, em seu segundo mandato. Foi um dos assessores de Imprensa na campanha vitoriosa de Hélio Costa para o Senado, participando ativamente dos compromissos políticos do então candidato por todo o Estado de Minas Gerais.

Com informações do Blog Radiodifusão.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.