Rotineiramente cometemos diversos danos que em relação ao meio-ambiente e em relação às outras pessoas: jogar lixo fora do lixo; sonegar impostos; empurrar as pessoas sem pedir licença; furar fila; falar alto demais e usar roupas inadequadas em ambientes públicos; pegar algo emprestado e não devolver, etc. Enfim, uma infinidade de erros que todos nós cometemos, mas apenas criticamos àqueles que os cometem. Essa é a nossa rotina: criticar as pessoas que não respeitam o meio-ambiente e que comentem esses e outros erros. Criticar impiedosamente em relação aos outros.
Mas, quando paramos e comparamos o nosso comportamento e o dos outros, notamos que é simplesmente o mesmo. Criticamos tanto algumas atitudes e em seguida fazemos as mesmas coisas que acabamos de criticar. É ou não é assim em nossa vida cotidiana? Criticamos o mau atendimento que recebemos e não atendemos bem o outro. Reclamamos de nossos devedores que atrasam o pagamento e pagamos com atraso aos nossos credores. Criticamos os fofoqueiros e falamos mal dos outros o tempo todo. Criticamos os que não cumprem prazos e horários e falhamos com as nossas mais simples obrigações diárias. Criticamos os mentirosos e muitas vezes faltamos com a verdade. Quando quebramos um copo, por exemplo, logo desculpamos dizendo que foi sem querer, e pode ter sido mesmo. Mas, quando é a outra pessoa logo achamos uma maneira de criticar dizendo que é estabanado, descuido ou não prestou atenção no que estava fazendo.
Por que tanta contradição? Por que é tão fácil justificar os nossos próprios erros e tão difícil aceitar os erros dos outros? Simplesmente porque acusar é fácil. Criticar é fácil. Apontar os erros dos outros também é fácil. O difícil é mudar a nossa conduta. O difícil é ser coerente. O difícil é fazer certa a nossa parte como verdadeiro cidadão. Portanto, só vamos reformar o mundo, tornando-o um ambiente melhor, do jeito que desejamos, quando a mudança começar por nós mesmos, que é parte mais difícil.
Por Luiz Moreira

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.