Compartilhe:

O Barroso EM DIA publicou em 2014, até agora, 22 edições. Em 7 delas, salvo engano meu, foram dadas notícias da ocorrência de acidentes na BR265, no trecho entre Barbacena e São João del Rei, todos com vítimas ou danos materiais, e alguns com interrupção temporária, parcial ou total, do trânsito. Após esta edição ainda teremos pela frente todo o mês de dezembro durante o qual, normalmente, aumentam os acidentes rodoviários. Segundo informações da Holcim em um dos Comitês com a Comunidade, após a entrada de operação dos novos equipamentos do Projeto Expansão, está previsto que o movimento de caminhões e carretas para escoamento do cimento produzido pela fábrica Barroso passará de 300 para 800 veículos dia, em média. Ou seja, a unidade industrial terá sua capacidade de produção triplicada.

Ora, para esse aumento da produção de cimento a Holcim terá um aumento proporcional de recebimento de insumos, tais como escória siderúrgica, gesso mineral ou sintético, combustíveis sólidos (carvão e materiais para coprocessamento), os quais só poderão chegar ao seu parque industrial por rodovia. Daí que, além dos 800 veículos pesados saindo com cimento, haverá obrigatoriamente uma quantidade adicional de outros chegando com materiais indispensáveis ao processo industrial. A este assustador aumento do tráfego na BR265 em função da Expansão, temos que considerar o extraordinário e cada vez maior  número de veículos menores e velozes rodando diariamente nesta estrada. Não é preciso ser profeta para prever um igualmente proporcional aumento dos acidentes na BR265 (antiga MG60, quando começou a ligar por asfalto Barbacena a São João del Rei, a partir do ano de 1960). Vale lembrar que, desde então, o traçado da rodovia, com poucas diferenças, permanece o mesmo original de meio século atrás. As pontes são as mesmas; será que foram projetadas e construídas para suportarem a quantidade e o peso dos veículos atuais? Se não, já passaram por algum reforço estrutural?

Queira Deus que, a partir do próximo ano, o Barroso EM DIA não tenha que noticiar em todas as suas edições a ocorrência de acidentes na BR265!

Por Paulo Terra

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.