Compartilhe:

Com Luiz Inácio Lula da Silva fora da disputa eleitoral, a briga em 2018 ficou entre Jair Messias Bolsonaro e Fernando Haddad. Restando justamente o mesmo período de tempo que resta agora em 2022, ou seja, cerca de 15 dias, as pesquisas do Datafolha e Ibope mostravam vantagem considerável de Bolsonaro sobre Haddad.

Em 14 de setembro de 2018, Jair Bolsonaro (então no PSL) aparecia na liderança do Datafolha, com 26% das intenções de voto. Na segunda posição, Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) apareciam empatados com 13%, seguidos por Geraldo Alckmin (então no PSDB), que tinha 9%, e Marina Silva (Rede), com 8%. O percentual de indecisos chegava a 8%.

Já nas vésperas das eleições de 2018, faltando um dia para a realização do primeiro turno, em 6 de outubro, os resultados mostravam Bolsonaro com 41% e Haddad com 25%. Veja o quadro abaixo da pesquisa do Datafolha (listrado) e Ibope (liso).

 

RESULTADOS

Conforme mostravam as pesquisas na véspera, Bolsonaro se manteve em primeiro lugar com uma diferença de 5% da pesquisa, ou seja, a pesquisa apontava 41% e o candidato teve 46%. Já para a Haddad as pesquisas mostravam 25% e ele teve 29%. Veja abaixo o resultado do primeiro turno.

 

 

SEGUNDO TURNO

Já no que se refere a segundo turno, disputa somente entre Bolsonaro e Haddad, as pesquisas mostraram que o Datafolha dava na véspera do segundo turno, dia 27 de outubro, 47% para Bolsonaro e 39% para Haddad. Já o Ibope, marcava também 47% para Bolsonaro e 41% para Haddad. Uma diferença entre os candidatos na casa dos 6%. Veja a imagem abaixo.

 

RESULTADO

No que diz respeito ao resultado final das eleições, ou seja, do segundo turno, Bolsonaro foi eleito Presidente do Brasil, com 55% dos votos válidos e Haddad ficou com 44%. Em comparação com as pesquisas, Bolsonaro teve 8% a mais e Haddad teve 4 ou 5% a mais. A diferença entre os candidatos que era nas pesquisas de 6% ficou de 9%, ou seja, dentro da margem de erro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *