Barrosenses se deram bem na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição, organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), aconteceu em maio deste ano e o resultado saiu nos últimos dias.
Os 13 medalhistas da OBA são de três escolas barrosenses: Escola Estadual Francisco Antônio Pires, o FAPI, (uma medalha de prata e três de bronze), Escola Estadual Geraldo Napoleão de Souza (uma medalha de ouro, uma de prata e quatro de bronze) e Colégio Invictus (uma de prata e duas de bronze). Destaque para a “Escola do Guimarães” que teve seis medalhistas e entre eles uma de ouro com a aluna Carolina Marla Rodrigues, que é apaixonada por Astronomia. “Gosto muito de ler sobre o assunto. Me dedico muito à questão da Astronomia e sonho em seguir carreira”, declara a aluna que faturou a medalha de ouro. A OBA, como é conhecida, é executada por uma comissão de Astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira.
Além das meda-lhas, todos os estudantes que participaram da prova, ganharam certificados. “Vamos realizar ainda este mês uma cerimônia para fazer a entrega das medalhas a estes alunos aqui na escola Geraldo Napoleão”, ressalta a professora Tânia Cordeiro do Nascimento que se diz muito satisfeita com o resultado. “Essa menina já é de ouro, inteligentíssima. Ela e todos os outros mereceram as medalhas”, diz, referindo-se à medalhista de ouro Carolina Marla.
GERALDO NAPOLEÃO
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.