Chega ao fim mais uma edição do Festival Cultural e Turístico de Barroso, aliás, a décima edição do evento que a cada ano cresce mais na cidade. E assim como as chaves que fecham os veículos antigos, são eles que com chave de ouro fecham o evento tradicional realizado pela Prefeitura Municipal de Barroso.
E os veículos antigos invadiram a cidade, na manhã deste domingo (3). Cerca de 250 automóveis abrilhantaram o evento de “carros antigos”, expostos dentro e em torno da Praça Sant´Ana, que ficou pequena para receber tantos carros.
“A expectativa era de 200, mas já ultrapassamos e superamos todas as expectativas. Hoje tivemos cerca de 250 veículos em exposição, a Praça ficou pequena. De qualquer forma, alcançamos nosso objetivo e gostaríamos de agradecer a essas pessoas que ajudam a abrilhantar o evento em nossa cidade”, declara a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Elaine Brandão. Segundo a secretária, a cada ano que passa o número de expositores aumenta. “É sinal de que o evento ganha credibilidade cada vez mais”, ressalta Elaine que este ano, junto à sua comissão, trouxe uma exposição de fotos com o ontem e o hoje de locais de Barroso.
Veículos com placas de diversas partes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e até Paraná participaram do Encontro que movimentou a cidade, no domingo. Um dos pioneiros do evento em Barroso, Messias Maciel, que fundou o clube de carros antigos em São João del Rei e Boa Esperança, conta que a convite do saudoso ex-prefeito Arnauld Napoleão também ajudou a fundar o evento de Barroso. “O Arnauld achou que a cidade não tinha tradição e eu disse para ele na época que nós traríamos o povo aí. Portanto, junto com o ex-prefeito criamos o Encontro de Carros Antigos”, diz o responsável pelo evento até à terceira edição, quando passou a ser organizado pelo empresário Wagner.
Ainda de acordo com Maciel, a cidade que já é tradicional pelo cimento Holcim e tem mais um atrativo: os veículos antigos. “Temos aqui à nossa frente (foto abaixo) o primeiro caminhão de Barroso, com tudo original. É do pessoal dos Pintos. É fantástico ter esse veículo de 1927 aqui”, diz.
Com o Encontro de Carros Antigos, o Festival chega ao fim com um saldo positivo, é o que garante a Secretária Elaine. “Muito positivo o balanço. Os Koward´s, assim como os Jipeiros, muito criativos, fizeram um belíssimo encontro. Tivemos até um congestionamento na saída para a trilha. O Encontro de Bandas, mesmo a chuva, foi brilhante. Tivemos toda uma estrutura. Enfim, os shows com o apoio da Holcim do Festival de Inverno, Wander Lee e Arnaldo Antunes, foram muito bons”, resume Elaine.
Fotos de Rogério Resende e Bruno Ferreira.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.