Compartilhe:

Há exatamente cinco anos, estava sendo sepultado, no cemitério paroquial, o corpo do ex-prefeito de Barroso, Arnaud Baldonero Napoleão, o Arnô, que faleceu no dia 18 de maio, aos 59 anos, em Belo Horizonte.

Na ocasião, milhares de pessoas, entre amigos, familiares e autoridades, passaram pelo ginásio do Ceclans, onde foi velado o corpo, para dar o último adeus ao homem que governou a cidade nos anos de 2005 a 2008.

Cinco anos depois, a reportagem do Barroso EM DIA ouviu o atual Prefeito do município,

Atual Prefeito Reinaldo
Atual Prefeito Reinaldo

Reinaldo Fonseca (PSDB), que inclusive foi lançado como candidato pela primeira vez pelo então Prefeito Arnô.

 

“Dia 18 de maio de 2017 – 5 anos se completam da partida do querido amigo Arnô. Para mim é uma honra ocupar o lugar de Prefeito, que ele ocupou aqui no município. Infelizmente hoje ele não está aqui para ver sua amada esposa desempenhando, com grande competência, a função de vice-prefeita. Se estivesse, com certeza, estaria muito orgulhoso dela e de nossa luta em fazer uma administração correta e, também, pelo trabalho honesto que estamos fazendo, enfrentando com coragem as grandes dificuldades e os desafios de administrar o município pelo qual ele tinha um profundo amor. Tenho consciência do que ele fez a favor do nosso município. Sua memória está preservada e será sempre respeitada por todos nós”, declara o Prefeito que fala com muito entusiasmo do amigo.

Quem também falou com o Barroso EM DIA foi o Presidente da Câmara Municipal de Barroso e irmão de Arnô, Baldonedo Napoleão (PSDB).

Atual Presidente do Legislativo
Atual Presidente do Legislativo

“A morte prematura do Arnô abalou profundamente nossa família e deixou imensa saudade no coração de seus muitos amigos. Ele era uma pessoa, simples, humilde, caridosa e generosa. Como Prefeito fez inúmeras obras na cidade e ajudou muito a população. O Arnô deixou uma grande lacuna na vida de Barroso”, diz Baldonedo que relembra com emoção aquele fatídico dia 18 de maio de 2012.

A MORTE

Arnô morreu, por volta das 23 horas, da sexta-feira (18), na capital. Na terça-feira (15),

Sepultado no Cemitério Paroquial
Sepultado no Cemitério Paroquial

Arnô havia sentido mal na Universidade de São João del Rei (UFSJ), onde era Coordenador do Curso de Administração, e foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia da cidade e, em seguida, para Belo Horizonte, sendo então submetido a um cateterismo. Segundo familiares, Arnô passou por uma cirurgia no Hospital Vera Cruz, mas não resistiu e faleceu. O ex-prefeito deixou a esposa Wanderléia Napoleão, hoje vice-prefeita, e dois filhos.

Naquela oportunidade, o corpo de Arnô foi direto para a Chácara da família Napoleão, onde

Ajudando a lavar as vasilhas na cozinha da Câmara
Ajudando a lavar as vasilhas na cozinha da Câmara

familiares e alguns amigos íntimos aguardavam sua chegada. A urna foi colocada em frente à capelinha construída no local e, após alguns momentos de muita emoção, choro e orações, a família achou por bem que o corpo do ex-prefeito visitasse pela última vez a sua residência. Em seguida o corpo do ex-prefeito foi levado para o ginásio do Ceclans e velado durante todo o sábado e a manhã de domingo. Milhares de pessoas passaram pelo ginásio para se despedir do ex-prefeito de Barroso. Antes de seguir para o cemitério municipal, foi celebrada Missa de Corpo Presente. Após a Missa, Arnô foi homenageado por líderes religiosos, políticos, amigos, além de uma cerimônia da Loja Maçônica Estrela de Barroso, da qual o ex-prefeito fazia parte. A Banda Municipal de Barroso também rendeu homenagens ao ex-prefeito, executando uma das músicas preferidas de Arnô, “My Way”, de Frank Sinatra.

IMG_6092

Foto: Rhonan Moreira Neto
Fotos: Rhonan Moreira Neto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *