O Projeto Veterinários na Estrada fez mais uma parada em Barroso. Desde a quinta-feira (18) até sábado (20), o II Mutirão de Castração à baixo custo aconteceu na cidade.
A principio aconteceria somente quinta e sexta-feira, porém, a grande procura fez com que o evento se estendesse até sábado. O evento foi organizado pela ONG Irmãos de Quatro Patas e castrou cerca de 90 animais, sendo 64 domésticos e de 26 de rua.
“Se fizermos uma média por baixo, são 104 animais à menos por ano nas ruas de Barroso. Isso é claro, se julgarmos que cada um teria apenas 4 filhotes por ano, e sabemos que a realidade não é bem essa”, afirma umas das integrantes, Grasielly Melo.
Grasielly também fala sobre a meta batida no mutirão. “Batemos nossa meta, que era de 75 animais, e devido ao grande número de cadastros a equipe ficará três dias, sendo que no sábado serão realizadas as castrações nos cães de rua”, diz a integrante, que completa. “A Associação entende este ato como um dos principais meios de ajudar no controle populacional de cães em nossa cidade”.
O valor que estava sendo cobrado era de R$120 e o trabalho é realizado pela Equipe dos Veterinários na Estrada mais voluntários. “Uma equipe de Renome, que trabalha com mutirões de castração há anos”, diz a representante do grupo que também acrescenta que a meta deles é ajudar.
A alimentação dos animais de rua, antes e depois da cirurgia, foram de responsabilidade da ONG. “Arcamos com a alimentação deles antes e após a cirurgia e também com os medicamentos que devem ser administrados”, finaliza a integrante que recebeu a reportagem e mostrou como funciona a castração.
Os animais inicialmente são dopados, através de remédios, passam pela castração que é feita pela doutora Amélia Leybonz e o psicopedagogo doutor Marzurek Leybonz, e depois se recuperam em um espaço adequado recebendo alimentação necessária. Confira as fotos:
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.