Ninguém segura essa geração 2000 de atletas barrosenses. Futsal (Masculino), Xadrez (Feminino) e Vôlei de Praia (Feminino) avançam para a próxima fase do JEMG, a Etapa Estadual, que acontece entre 31 de agosto e 5 de setembro, na cidade de Uberaba.
Futsal
O time masculino de Futsal do FAPI (Módulo II) , assim como na Etapa Microrregional, permaneceu invicto durante toda a competição.
Em sua primeira partida, o time venceu os estudantes da E.E. Prof. Souza Primo, da cidade de Astolfo Dutra, pelo placar de 11 X 01. Na última quinta-feira (13), os barrosenses faturaram mais uma vitória contra a E.E. Cônego Joaquim Monteiro, de Matias Barbosa, por 07 X 00. Na sexta-feira (14), mais um resultado positivo: Barroso 04 X 01 Orizânia. E na manhã desse sábado (15), a equipe levou o ouro no confronto contra o time da casa, por 06 x 01.
Xadrez

A estudante do FAPI, Vitória Ventura, também não ficou de fora dos destaques do JEMG. Dentre 16 candidatas, a enxadrista ficou em 1° lugar na categoria Feminino Módulo II, após dois dias de disputa. Vitória terminou as três primeiras rodadas tecnicamente empatada com a jogadora Ana Gabriela Lobato, de São João del Rei. Contudo, nas duas últimas rodadas a barrosense levou a melhor e garantiu sua vaga para as estaduais.
Vôlei de Praia

Assim como o time do Futsal, a dupla feminina de Vôlei de praia do FAPI, se classificou para a próxima fase após vencer todos os dois sets em suas partidas. A primeira vitória foi para Goianá (parciais:21 X 06 e 21 X 08) , a segunda Itutinga com parciais do primeiro set de 21 x 07 e o segundo 21 x 06, e a última contra Piedade do Rio Grande, com parciais de 21 X 12 e 21 X 09.
Já a dupla masculina não se classificou. Os barrosenses perderam a primeira partida para a E.E. Professor Soares Ferreira, de Barbacena, pelo placar final de 02×01 (parciais: 21 X 19, 21 X 23 e 15 X 01). Já a segunda partida terminou em W x O, contra os atletas de Prados.
Voleibol de quadra e Peteca

Os times de Vôlei e Peteca não garantiram sua vaga para os jogos em Uberaba.
Em sua primeira partida os meninos do vôlei perderam por 02×00 para os estudantes de Muriaé, com parciais de 25 X 14 e 25 X 17. No segundo jogo obtiveram vitória contra Santos Dumond, por 02 X 01, com parciais de 21 X 25, 25 X 17 e 16 X 14. Porém, não mantiveram o mesmo resultado em seu último jogo, que terminou em 02×01 para Santos Dumont.
Quanto a equipe de peteca, que faria sua estreia no JEMG, perdeu a primeira partida por W x O, contra a E.E. Ilka Campos Vargas, de Tombos e teve o jogo seguinte cancelado.
JEMG
O JEMG, o maior e mais importante programa esportivo-educacional do estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de alunos-atletas entre 12 e 17 anos.
Realizado pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento teve, neste ano, número recorde de cidades inscritas: foram 830, ou 97% dos municípios mineiros.
