A Câmara de Vereadores de Barroso promoverá, dos dias 19 a 21 de abril, uma solenidade inédita na história do Legislativo Municipal. Trata-se da comemoração da Inconfidência Mineira, uma iniciativa do presidente da Casa, o Vereador Baldonedo Arthur Napoleão, com apoio de todos os legisladores barrosenses, que aprovaram em plenário a realização que reverencia a memória dos Inconfidentes, em especial a do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
A programação, que tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, contempla a chegada do Fogo da Inconfidência a Barroso, saindo da cidade de Tiradentes, hasteamento de bandeiras com presença dos alunos da rede pública e particular de Ensino, concurso de desenho e redação, exposição fotográfica, palestra, sessão solene e a parceria com a 29ª Cavalgada da Inconfidência, que vai de Tiradentes a São João del-Rei, com a participação de mais de mil cavaleiros e amazonas.
De acordo com Baldonedo, tanto o evento da Câmara de Barroso quanto a Cavalgada da Inconfidência servem para resgatar um tempo de lutas e patriotismo de grandes nomes, que lutaram contra os abusos e imposições da Coroa Portuguesa, por um ideal de verdadeira liberdade do país. “A Inconfidência foi o primeiro movimento separatista e contra a corrupção governamental de que se tem notícia na história do Brasil. E ocorreu aqui, nas nossas terras. Essa história precisa ser relembrada, homenageada e saudada”, afirmou ele.
Uma importante sessão solene será realizada na noite do dia 20 de abril (quinta-feira), mesma data e horário em que, no ano de 1792, acontecia o julgamento dos Inconfidentes. Na sessão, o Legislativo concederá honrarias aos vencedores do Concurso de Desenho e Redação, cujo edital foi publicado no mês de março, além dos fotógrafos participantes da exposição e outras personalidades. Toda a comunidade está convidada para participar da programação, detalhada a seguir:
19 DE ABRIL (4ª FEIRA)
08h00: Saindo da cidade de Tiradentes, o Fogo da Inconfidência chegará ao trevo de Barroso, trazido pelo Prefeito Municipal de Tiradentes, o Exmo. Sr. José Antônio do Nascimento, onde será entregue a uma comitiva de cavaleiros e amazonas, que o conduzirá ao Prédio dos Três Poderes, onde o Prefeito Municipal de Barroso, Reinaldo Fonseca, o receberá e acenderá a Pira da Inconfidência, que permanecerá acesa durante os três dias de comemorações.;
08h30: Hasteamento de bandeiras no Prédio dos Três Poderes, pelas autoridades do Município, com presença de alunos da rede municipal, estadual e particular de Educação.
8h45: No hall da Prefeitura, abertura de exposição fotográfica, em parceria com o grupo “Olhares de Barroso”, alusiva à Inconfidência Mineira;
9h00: No plenário da Câmara Municipal, palestra sobre a Inconfidência Mineira, pelo historiador barrosense Wellington José Tibério Silva;
20 DE ABRIL (5ª FEIRA)
09h00: Reabertura da exposição fotográfica;
19h00: Na Câmara Municipal, Sessão Solene com entrega dos prêmios do Concurso de Desenho e Redação, além de outras honrarias. Palestra sobre a Inconfidência Mineira pelo acadêmico José Antônio de Ávila Sacramento, membro do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia de Letras de São João del-Rei.
21 DE ABRIL (6ª FEIRA)
09h00: Viagem dos vencedores do Concurso de Desenho e Redação, com acompanhante, à cidade de Tiradentes, com visita guiada aos principais pontos turísticos.
10h00: Participação dos vencedores do Concurso de Desenho e Redação na solenidade da Prefeitura Municipal de Tiradentes em homenagem à Inconfidência Mineira e saída da 29ª Cavalgada da Inconfidência, da cidade de Tiradentes com destino a São João del-Rei, percorrendo o trajeto da Estrada Real. Os cavaleiros e amazonas de toda a região estão convidados para participar, no cortejo que segue até São João del-Rei. Na chegada, cerimônia solene para relembrar a morte do chamado “Mártir da Inconfidência”.
12h00: Os vencedores do Concurso de Desenho e Redação participarão da recepção à 29ª Cavalgada da Inconfidência, na cidade de São João del-Rei, onde todos acompanharão a solenidade em homenagem à Inconfidência Mineira, com hasteamento de bandeiras, Hino Nacional, discurso oficial, chamada dos Inconfidentes e, na sequência, um almoço, oferecido pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei, através de sua Secretaria de Cultura.
