Joaquim Valério dos Santos nasceu, em 17 de novembro de 1902, na localidade do Elvas, filho de Valério Guilherme dos Santos e Olímpia Antônia de Jesus. Apresentou-se para o Serviço Militar em 1925 e, sendo aprovado nos exames rotineiros, foi incorporado ao Regimento em São João del Rei. Naquele período da República Velha, o Brasil vivenciava momentos de muita tensão e constantes revoltas militares.
Participou de diversas operações de guerra em todo o território nacional, de forma específica nos estados de Pernambuco, Ceará, Sergipe, e na Bahia onde foi acometido de moléstias que o impediu de exercer suas funções militares. No entanto, foi rapidamente socorrido no hospital na cidade de Juazeiro quando então retornou aos campos de batalha.
A partir do ano de 1927, foi considerado reservista de 1ª categoria. Algumas curiosidades podem ser relatadas durante o período em que o cabo Joaquim Valério dos Santos participou das referidas campanhas militares como, por exemplo, o fato de que o cangaceiro Lampião atuou como “guia” para as tropas do Regimento e também o fato de terem recebido a benção do renomado Padre Cícero em momentos cruciais das pelejas militares. Joaquim Valério dos Santos casou-se, em 05 de setembro de 1931, com Maria da Conceição de Jesus quando passou a residir no distrito de Barroso.
Foi durante muitos anos empregado do senhor Antônio Graçano e veio a falecer, nesse município, em 09 de fevereiro de 1982. Resgate da memória dos bravos militares por ocasião das comemorações do dia do soldado – 25 de Agosto.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.