Compartilhe:

PASTA 1Pe. Boanerges de Souza

Padre Boanerges de Souza foi ordenado sacerdote pelo bispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira, em 12/03/1927, e foi um sacerdote caracterizado por um temperamento forte. No princípio de sua vida ministerial, enfrentou dificuldades. O Padre José Maria Fernandes chegou a oficiar ao Monsenhor Alypio, dizendo que a permanência do neo sacerdote em São João del-Rei seria uma calamidade.

Clamava a piedade do Monsenhor para a transferência do Padre Boanerges. Assim, ele foi nomeado Pároco da Paróquia de Sant’Ana, em 15 de agosto de 1933, e 6 meses depois o chefe político do arraial solicitava ao arcebispo sua transferência. Apesar de tudo, ele foi um Pároco muito dedicado, registrando no livro de tombo as suas principais realizações em Barroso, como por exemplo, a criação da Conferência de São Vicente de Paulo, em 19/11/1933, o aumento do Cemitério Paroquial, em novembro de 1936 e a construção da Capela do Santíssimo Sacramento, em março de 1939.

Promoveu com grande entusiasmo as Bodas de Ouro da Paróquia de Sant’Ana no ano de 1934. Embora tenha permanecido na Paróquia por apenas 9 anos, revelou-se um pároco zeloso nas atividades religiosas, e principalmente com as finanças da Paróquia. Outra característica do jovem sacerdote foi sua capacidade de liderança, uma vez que intercedeu, junto à Israel Pinheiro, a construção da ponte sobre o rio Loures. Padre Boanerges de Souza percorreu os santuários marianos na Europa e em 25 de outubro de 1947 encontrou-se com o Papa Pio XII.

Posteriormente, publicou o livro “Em torno dos mais célebres Santuários da Virgem” no qual retrata suas impressões de viagem. Faleceu, aos 66 anos de idade, em 26/05/1970, estando sepultado no Cemitério das Mercês, em São João del-Rei.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.