Compartilhe:

_MG_7405

Chegou ao fim a Primeira Visita Pastoral à paróquia de Sant’Ana do Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart. Uma celebração na matriz encerrou a visita que durou cinco dias à Barroso.

Entre os locais visitados, destaque para a APAE, Asilo, Prédio dos Três Poderes e escolas municipais e estaduais de Barroso.

_MG_7512

Dentro da Primeira Visita Pastoral à paróquia de Sant’Ana, na sexta-feira (14), o Bispo Diocesano de São João del Rei, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, esteve no Palácio dos Três Poderes. O Bispo se reuniu com as autoridades do município e foi condecorado com a Comenda Mário Braz de Souza.

Dom Célio chegou acompanhado pelo Padre Fábio Damasceno e pelo Diácono Andrade, sendo recebido pela Prefeita Eika Oka de Melo (PP), Juíza Valéria Possa Dornellas, o Presidente da Câmara Marco Antônio da Silva (Kiko do Bedeschi) (PHS), além de vereadores e funcionários da Prefeitura. Ainda no hall do Palácio dos Três Poderes, a Banda Municipal tocou o hino de Barroso.

No Plenário da Câmara, o vereador Marco Antônio da Silva (Kiko do Bedeschi), agradeceu a presença do Bispo. “O Bispo tem o poder de conduzir o povo de Deus pelos caminhos da santidade”, e completou, se dirigindo a Dom Célio, “se sinta acolhido por todos nós barrosenses”. A juíza titular de Barroso, Valéria Possa Dornellas, fez um discurso emocionado. “A paz que o senhor passa para nós é muito grande”, afirma.

A Prefeita Eika Oka de Melo (PP) falou sobre a importância da visita de Dom Célio. “O Bispo é aquele que vai ao encontro do rebanho, este rebanho disperso e que precisa ser reunido e encontrado. No decorrer de uma Visita Pastoral, dá-se a oportunidade do Bispo estar mais próximo de seu povo”, declara.

O Bispo Dom Célio Goulart recebeu a comenda Mário Braz de Souza pelas mãos do Presidente da Câmara. A comenda foi criada em 2005 com o objetivo de destacar as pessoas com elevada conduta e que prestaram relevantes serviços ao município.

Em seu discurso, o Bispo Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, agradeceu por ser condecorado com a Comenda Mário Braz de Souza e pelo carinho e o amor com o qual foi recebido pelo povo barrosense. “Ser Bispo nos leva a ser também um pastor, e nossa missão como pastor nos faz vir ao encontro das pessoas para guiá-las para Deus. É nossa missão, de todo cristão, ser responsável pela transformação da realidade em que estamos. Somos todos construtores de um mundo novo”, afirma.

O Bispo também falou das prioridades definidas pela diocese de São João del Rei para todas as suas paróquias. “A prioridade da diocese é trabalhar a família, não podemos deixar que essa instituição se perca. Nossa segunda prioridade é a juventude. As propostas que chegam hoje aos jovens são muito fortes e elas competem com o evangelho. A terceira prioridade definida é a formação dos cristãos leigos. Devemos todos conhecer a palavra de Deus através do evangelho”, finaliza.

Na manhã desta quinta-feira (13), o Lar Nossa Senhora de Fátima e as escolas estaduais, Francisco Antonio Pires (FAPI) e Sant’Ana, receberam a visita Dom Célio.

No colégio FAPI, o Bispo em companhia de Padre Fábio José Damasceno, foi recebido por professores, estudantes e demais funcionários. O encontro aconteceu na quadra esportiva da instituição.

O diretor da escola, Waldeber Fraga, agradeceu a visita de Dom Célio, ressaltando que sua presença é como uma verdadeira benção para os estudantes e demais presentes. Em sua homenagem, o Bispo recebeu uma placa com uma mensagem de paz e as devidas honrarias. Em seguida, o coral da Professora Morena, fez uma apresentação especial com a canção “Oração do Pastor”.

Em seu discurso de agradecimento, Dom Célio, disse estar feliz em sua estadia pela cidade, destacando que a missão pastoral não se restringe apenas na igreja, mas também em outros ambientes e unidades do município, como hospitais, asilos e escolas.

O Bispo deu atenção especial aos jovens, destacando a importância da escola na formação profissional e na construção de um bom caráter, além da valorização da família, da comunidade e da religião. O Pároco Fábio José Damasceno também agradeceu a calorosa recepção da instituição.

Dom Célio começou a visita na quarta-feira (12) com uma santa missa que contou com a participação especial do Terço dos Homens e das Mulheres. Na oportunidade o reverendíssimo falou sobre a paróquia de Barroso, que merece uma atenção muita especial da Diocese.

“É uma paróquia constituída de pessoas muito bem esclarecidas, comprometidas em viver em sua fé. Todas as duas paróquias são muito dedicadas e corresponde muito bem as nossas expectativas”, declarou Dom Célio.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.