Barroso comemorou neste sábado, dia 26 de julho, o Dia da Padroeira Senhora Sant’Ana, Padroeira da cidade que tem 61 anos de municipalização.
Cidades como Bambuí, a vizinha Carandaí e Lavras, em Minas Gerais, também comemoram, neste dia 26 de julho, a Padroeira de suas cidades. Em todo o Brasil, são 35 municípios que comemoram a data da igreja católica.
Segundo o Wikipédia, Sant’Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi. Seu marido, São Joaquim, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.
Em Barroso, a tradicional Festa de Sant’Ana segue até o próximo domingo (27). Barraquinhas, celebrações religiosas e shows abrilhantam a Festa.
O evento é realizado pela Paróquia de Sant’Ana de Barroso e acontece dentro do 10º Festival Cultural e Turístico da cidade. No domingo (27), último dia da Festa de Sant’Ana, também acontece o 11º Encontro de Bandas de Música de Barroso e região, a partir das 9h30m.
Em comemoração ao dia da Padroeira, o Barroso EM DIA selecionou dez fotos do Grupo Olhares de Barroso, que trazem, cada um a seu modo, uma visão da Matriz de Sant’Ana. Veja:




- Leonardo Andrade





Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.