Na manhã de segunda-feira (28), o presidente da Câmara Municipal de Barroso, Kiko do Bedeschi, participou do ato oficial de entrega de maquinários do PAC 2, feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, em São João del Rei. 161 municípios vão ser contemplados. São 111 motoniveladoras e 70 caminhões caçamba, totalizando 181 equipamentos. Barroso receberá, do Governo Federal, um caminhão e uma retroescavadeira.
Estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto e o Delegado Regional do Ministério, além de prefeitos de vários municípios do Deputado Federal Reginaldo Lopes e da Prefeita de Barroso, Eika Oka de Melo.
De acordo com o presidente Kiko do Bedeschi, o recebimento desse maquinário é de grande importância para o município. “Esse caminhão e essa máquina vão beneficiar muitos barrosenses e contribuir bastante para o desenvolvimento do município”, declara o presidente, que reafirmou sua satisfação em receber os equipamentos. “É um grande presente para o município, principalmente porque hoje é o meu aniversário, então, eu também me sinto presenteado com esse benefício para Barroso”, afirma.
O presidente Kiko aproveitou a ocasião para agradecer ao apoio do deputado Reginaldo Lopes. “É muito importante para nós contar com o apoio de um Deputado com tamanha influência no Governo Federal. Gostaria de agradecer ao Deputado Reginaldo Lopes pelo apoio que sempre tem dedicado a Barroso e aos municípios da região”, conclui.
Os equipamentos deverão ser utilizados prioritariamente para atender a agricultura familiar e a infraestrutura urbana. Para a presidente da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver), Sinara Campos, os maquinários vão melhorar a produção agrícola. Segundo ela, muitas dessas cidades não teriam condições de arcar com mais de R$ 500 mil para compra dos equipamentos. “É um problema muito grande para esses municípios porque eles não têm estrutura para atender toda a demanda da rede viária. As máquinas são para conservação das estradas e para que o serviço chegue até as áreas rurais”, disse à reportagem do site G1.
Segundo a Portaria nº 30, de 23/04/2013, o PAC2 tem os objetivos de dotar os municípios brasileiros de equipamentos necessários para abertura, manutenção e recuperação de estradas vicinais e em obras para melhoria da convivência com situações de seca e estiagem; fomentar a produção dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária por meio da melhoria nas condições de logística e escoamento da produção; melhorar as condições de mobilidade no meio rural, proporcionando melhor qualidade de vida e segurança; e garantir o acesso à água para a população e animais por meio de obras que auxiliem na convivência com a seca e estiagem.
Ainda de acordo com a portaria citada acima, qualquer cidadão e qualquer integrante da sociedade civil, inclusive entidades de classe (associações de agricultores, sindicatos, cooperativas, etc.), têm legitimidade para denunciar a utilização dos equipamentos em violação aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.