Compartilhe:

Em 2017, o Dia Internacional da Animação (DIA) – Mostra de Curtas metragens de Animação – chega à sua 14ª edição, sendo exibido em centenas de cidades de todos os estados do Brasil. Simultaneamente, no dia 28 de outubro, todos os municípios participantes exibem as mostras de curtas metragens de desenhos animados.

Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Cultura & Cidadania vai incluir Barroso entre essas cidades, trazendo a exibição da Mostra Nacional, composta por 09 filmes. A seleção dos filmes foi feita pelo corpo de jurados da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) a partir de inscrições realizadas nos meses de maio e junho de 2017. O júri, coordenado pelo diretor Marão, foi composto por Cecília da Fonte (PE), Felippe Steffens (RS), Fernando Ferreira Garróz (SP), Maria Leite (MG) e João Cardoletto (RJ).

O resultado pode ser visto no dia 28 de outubro, às 19h30 no Teatro Gonçalo e Gercino na Associação do Bairro Joaquim Gabriel de Souza (Guede). A entrada é gratuita e a classificação é livre.

O DIA é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e tem a coordenação local do projeto Cultura & Cidadania e Vitral Bureau Cultural.
COMO SURGIU O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO:

Em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Para celebrar este marco, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou a comemoração contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) desde 2004.

O evento tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação. Ainda, reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros (comédia, terror, romance) e para várias faixas etárias.

O DIA também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Além dos objetivos de difusão da produção do cinema de animação nacional e formação de público, o projeto chama atenção pela rede formada por coordenadores locais voluntários, responsáveis pela exibição da mostra em cada município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *