Bancários de todo o país entraram em greve nesta terça-feira (30). O movimento foi aprovado na quinta-feira (25) em assembleias regionais da categoria. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a paralisação segue por tempo indeterminado. As agências de Barroso, por enquanto, não aderiram à greve.
Entre outras reivindicações, os bancários defendem um aumento de 12,5%, com ganho real de 5,8%. A federação ofereceu um reajuste de 7,35% nos salários, na Participação nos Lucros e Resultados e nos valores dos vales e auxílios. Para o piso da categoria, o reajuste oferecido foi de 8%. O Comando Nacional dos Bancários considerou a proposta insuficiente e orientou os 134 sindicatos que representa a categoria no País a votarem pela greve nas assembleias de ontem, após oito rodadas de negociações.
Segundo vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Barbacena, Iolando Tavares, em entrevista ao repórter Antônio Marcos, da Rádio Sucesso, apenas o Banco Itaú está funcionando em Barbacena, os demais aderiram ao movimento. Já em São João Del Rei, segundo o sindicalista, a paralisação atinge 100% das instituições financeiras.
BARROSO NÃO ADERE À GREVE
O Barroso EM DIA entrou em contato com as agências para saber mais informações e, segundo os gerentes, mesmo que as agências bancárias de Barroso façam parte do Sindicato de Barbacena, os bancos da cidade não aderiram à greve nesta terça-feira (30). De acordo com o gerente do Bradesco, Mauro Antônio, não houve nenhum contato do sindicato de Barbacena com relação à greve, então, por enquanto, o funcionamento é normal.
Já gerente do Itaú, Pedro Celso, afirma que mesmo que o banco funcione normalmente hoje, a greve pode acontecer. “Está tranquilo, não devemos aderir a greve nem hoje, nem amanhã, mas não tem como prever”, conclui.
O Banco do Brasil não atendeu as ligações da reportagem para falar sobre o caso.
NO BRASIL
Os estados em que sindicatos decidiram aderir à greve foram: Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pará, Roraima, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.