Compartilhe:

Mais de 15,8 milhões de mineiros poderão ir às urnas neste domingo decidir sobre quem vai estar à frente das 853 prefeituras do Estado. Em Barroso, cidade com aproximadamente 20 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, são 17 mil e 198 barrosenses aptos a votarem nas eleições deste domingo (15).

Em ano marcado por uma pandemia que matou mais de 160 mil pessoas, as campanhas foram atípicas e tiveram várias restrições, que muitas das vezes foram descartadas pelos eleitores e correligionários políticos. Apesar da proibição, os comícios e as passeatas aconteceram normalmente. Muitos eleitores e até mesmo candidatos não usaram máscaras.

E este cenário atípico pode aumentar ainda mais o número de abstenções, que já vinha crescendo nas últimas eleições. Em 2018, quando os eleitores foram às urnas escolher presidente, governador e representantes no Congresso, mais de 30 milhões de brasileiros deixaram de votar – 20,3% do total de eleitores.

Em Barroso, somando os brancos, nulos e as ausências, mais da metade do eleitorado não escolheu candidato a presidente nas eleições presidenciais na cidade em 2018. Com relação ao último pleito municipal, em 2016, o não comparecimento foi em torno de 15%.

De qualquer forma, neste domingo é a oportunidade dos eleitores, protegidos por máscaras e álcool em gel, escolherem seus representantes na cidade. A votação começa às 7h da manhã e vai até às 17h do domingo. O resultado oficial em Barroso só deve acontecer por volta das 19h, pois as urnas e mídias terão que ser levadas para a cidade de Prados, município responsável pela Zona Eleitoral de Barroso.

Porém, as campanhas, que farão as coletas das chamadas fitinhas com resultados, vão fazer a soma de todas as seções e conhecerão o resultado antes das 18h.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *