Alunos da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) conquistaram o primeiro lugar da categoria micro da 16ª edição da Competição Nacional SAE Brasil Aerodesign no último fim de semana, em São José dos Campos (SP).

Formada por cerca de 20 estudantes de engenharia elétrica, mecânica e de produção, a equipe “Trem Ki Voa Micro” disputou a colocação com mais de 20 equipes nacionais. Com a conquista, o grupo se prepara para representar o Brasil na categoria micro do mundial, que será realizado em março de 2015. Além da equipe, participaram da competição estudantes da “Trem Ki Voa Regular” , que também representou a UFSJ, mas foram desclassificados na primeira fase.
De acordo com o professor de engenharia mecânica da UFSJ e coordenador da equipe “Trem Ki Voa Micro”, Cláudio Peregrini, para vencer a categoria o grupo apresentou um projeto de aeronave cargueira não tripulada que transportou 40 bolinhas de tênis, com um peso total de aproximadamente dois mil gramas. “Aaeronave tinha que voar o maior número de vezes com a carga. Isso exigiu muito da equipe para criar um projeto que utilizasse balsa, fibra de carbono, tubo de carbono, varetas de carbono, rodas de plástico e baterias de componentes eletrônicos”, contou.
O grupo agora se prepara para viajar para os Estados Unidos em 2015 para disputar a categoria na competição mundial de aerodesign. Para isso, a Trem Ki Voa Micro precisa desenvolver um novo projeto baseado no regulamento que será divulgado pela organização do evento mundial. “Infelizmente não vamos com a equipe completa para a viagem. Mas todos os integrantes se mobilizam com criatividade para atendermos a demanda do regulamento da competição e garantirmos uma boa colocação no cenário”, concluiu Peregrini.
O grupo concorreu com outras 22 equipes brasileiras, uma polonesa, uma venezuelana e outra mexicana. Ao todo, cerca de 1300 discentes participaram do evento. Em 2012 a equipe chegou a ficar com o vice campeonato.
Barrosense
Entre os alunos da UFSJ que venceram a competição está Mateus Rodrigues, 21, estudante de Engenharia Elétrica. Mateus é morador do bairro Irmãos Pinto e contou com o apoio da empresa barrosense Eletrodex, uma loja online do empresário José Maria. “Além de ajudar em todo o projeto elétrico, fui responsável pela Análise de Desempenho da Aeronave”, declara o vencedor do sétimo período que agora viaja com a equipe para os Estados Unidos.
“É uma honra para todos nós podermos defender nosso país em uma competição internacional. A expectativa é muito alta, temos uma equipe extremamente prepara para criar outro projeto e brigar pelo pódio nos EUA. Porém, o tempo é curto. A competição será no final de março/inicio de abril e as equipes de lá já estão trabalhando nisso. Então, precisamos ler o regulamento, ter as primeiras ideias, construir os primeiros protótipos, tudo isso em apenas cinco meses.”, diz o estudante que está preocupado com o tempo.
“Fora isso, precisamos levantar recursos para viabilizar a construção dos protótipos e para a viagem. E ainda tem a burocracia de tirar passaporte, visto e tudo mais”, finaliza.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.