Os agentes de saúde de Barbacena estão realizando um mutirão para vacinação contra a febre amarela na zona urbana na cidade. Além de residências, estabelecimentos comerciais também são visitados.
De acordo com o Ministério da Saúde, já são 222 casos confirmados, com 86 mortes em Minas Gerais. Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, mais quatro mortes foram confirmadas nessa terça-feira (20), contabilizando 26 óbitos com diagnóstico positivo.
As equipes atuam nos distritos sanitários de Santa Efigênia, Vilela, Nova Suíça, Carmo, Funcionários, Grogotó, Santa Cecília, Correia de Almeida, além de Padre Brito e Guido Roman.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), José Orleans da Costa, a vacinação é a única forma efetiva contra a febre amarela. “Estamos buscando, por meio de várias estratégias, alcançar todo o município. Cada pessoa sem vacina é um caso em potencial. Queremos a nossa cidade totalmente imunizada”, disse.
Desde janeiro, foram aplicadas 27.723 doses na cidade, sendo 24.351 na zona urbana e 3.372 na zona rural. A cobertura vacinal em Barbacena é, até o momento, de 95,81% na zona urbana e 90,19% na zona rural.
Internados na cidade
O Hospital Regional de Barbacena abriga nove pacientes de diferentes cidades da região com suspeita de febre amarela. Um deles, de São João del Rei, está na sala vermelha do hospital, o que sinaliza a gravidade elevada do caso.
Outros três, de Santa Bárbara do Tugúrio e Barbacena, estão na clínica médica e um, de Ouro Branco, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Já na Santa Casa da cidade, estão internados três pacientes na Clínica Médica, um de Carandaí, um de Congonhas e outro de Alfredo Vasconcelos. Destes, apenas o de Carandaí tem febre amarela confirmada.
Informações G1